Inteligência Emocional no Trabalho

Neste workshop exploraremos: – o significado e os benefícios da inteligência emocional; – como podemos usar a inteligência emocional para reagir às adversidades com paciência e habilidade; – as formas de desenvolver as principais habilidades emocionais necessárias para prosperar.

Há momentos da nossa vida em que, por razões que fogem do nosso controle, somos forçados a mudar planos, hábitos ou rotinas. Alguns desses desvios de rota são fáceis de serem administrados, absorvidos e adaptados. Mas, o que fazer quando a falta de controle sobre o que está por vir nos causa contrariedade, angústia, medo, dúvida, sobrecarga, solidão ou outro sentimento que ameace a nossa estabilidade?

 

Em momentos como esse, é fundamental colocar em prática a inteligência emocional por meio da nossa capacidade de identificar, avaliar e lidar com os nossos sentimentos e os dos outros, em qualquer situação da vida. A boa notícia é que ela pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, mesmo em pessoas prioritariamente objetivas e racionais. Na vida pessoal, no trabalho ou nas relações sociais, experiências positivas dependem da nossa capacidade de colocar em prática a inteligência emocional – ela nos possibilita encarar nossos desafios com paciência, criatividade e imaginação.

Neste workshop exploraremos: – o significado e os benefícios da inteligência emocional; – como podemos usar a inteligência emocional para reagir às adversidades com paciência e habilidade; – as formas de desenvolver as principais habilidades emocionais necessárias para prosperar; – de que forma as emoções e as neuroses fora de controle determinam nosso comportamento, e como podemos lidar com elas com humildade e coragem, nos tornando pessoas mais maduras, serenas e realizadas.

 

É importante que você saiba que o nosso cérebro é dividido em duas partes. No lado esquerdo ficam as nossas capacidades técnicas, objetivas e racionais. Já o lado direito é reservado para nossas habilidades emocionais, sociais, criativas e relacionais, ou seja, toda a nossa humanidade. É justamente esse lado humano que nos permite adaptação à realidade do complexo mundo moderno. Em resumo: sua inteligência emocional está dentro da sua mente apenas aguardando uma oportunidade para se manifestar.