Saúde Mental e Bem-Estar Emocional

Estamos na Era das organizações emocionalmente inteligentes. Isso quer dizer que um dos aspectos mais difíceis do dia a dia em uma empresa não tem nada a ver com produtividade, prazos ou competitividade. Está relacionado ao imenso e delicado desafio de lidar constantemente com pessoas e orquestrar o relacionamento entre elas e as oscilações individuais de humor, sentimentos e percepções. Muitas vezes, para entregar o seu melhor para a empresa, tudo o que o profissional precisa é do treino certo para colocar sua autoconsciência a favor do negócio e da própria carreira. E é também nesse ponto que as nossas experiências são muito úteis.

 

Podemos apoiar sua empresa de várias maneiras, incluindo workshops, palestras, lives e vale presente.

Como Manter a Mente Sã

Como Manter a Mente Sã

Esta aula combina novas ideias com conteúdos de diversas outras aulas da The School of Life, com o foco em manter uma vida equilibrada e mentalmente saudável. Para isso, iniciaremos com uma apresentação sobre alguns dos mais importantes temas em saúde mental: Ansiedade, Depressão e Burnout. Estes temas serão apresentados não apenas como condições de saúde, mas como experiências existenciais, ligadas à forma como vivemos nosso dia a dia, e a quanto contato temos com nossas emoções e valores. Vamos elaborar os conceitos de felicidade e propósito, estabelecendo uma relação fundamental entre a boa saúde mental e a capacidade de viver a vida em acordo com nossos valores pessoais.

Manual Prático de Autocuidado

Manual Prático de Autocuidado

Como você tem se sentido? Como tem sido a sua rotina? Você tem conseguido tirar um tempo para si? Esse tempo para si próprio é o que chamamos de Autocuidado, ou seja, qualquer atividade que realizamos deliberadamente para cuidar de nossa saúde física, mental e emocional.
E as pessoas que estão ao seu redor? Como elas estão se sentindo?
Precisamos falar sobre isso.
Reforçamos que se sentir bem o tempo todo é uma ilusão. Está tudo bem quando não estamos bem. Mas podemos nos tornar melhores em identificar sinais de alerta da saúde mental – não só em nós mesmos, mas no outro -. Assim, seremos mais eficientes em buscar ajuda para nós ou estender a mão para alguém que esteja precisando de ajuda para incorporar uma rotina que considere o cuidado consigo mesmo uma prioridade.

Autoconhecimento e Saúde Mental

Autoconhecimento e Saúde Mental

Quem é você? O que faz de melhor? Qual imagem você transmite para o outro? Quais pessoas influenciam as suas decisões e o seu comportamento? Quais habilidades você precisa aprimorar ou desenvolver? O autoconhecimento nos torna capazes de responder a esses e outros questionamentos. Ele também nos ajuda a entender os nossos próprios sentimentos e comportamentos, lidar com situações desafiadoras, estar ciente das nossas reações emocionais, adquirir melhores hábitos e evoluir. Tudo isso é essencial para termos experiências boas o suficiente em diferentes esferas da nossa vida.
É possível dizer que o autoconhecimento é a base da Inteligência Emocional. Porém, estudos mostram que, geralmente, existe uma disparidade significativa entre a forma como nos vemos e a imagem que transmitimos para as outras pessoas. Essa lacuna tende a resultar em mal-entendidos, conflitos e tomadas de decisão equivocadas, seja na vida pessoal ou profissional.

Desenvolvendo a Calma

Desenvolvendo a Calma

Poucas habilidades são tão importantes e ao mesmo tempo tão negligenciadas quanto a capacidade de manter a calma. Quase sempre, nossas piores decisões são tomadas em momentos em que perdemos a calma e nos deixamos dominar pela ansiedade e agitação.
No entanto, nós sabemos que hoje em dia, apesar de quase todos nós desejarmos ser mais calmos, o mundo como está hoje tem nos levado a grandes níveis de ansiedade. A situação que nos encontramos atualmente, cheia de incertezas nos deixa ansiosos e com isso nós sofremos. Vivemos em risco constante de perder a compostura.
Felizmente nosso poder de permanecer calmos pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não precisamos aceitar o estado atual das coisas: nossas reações diante dos desafios do dia a dia podem ser radicalmente transformadas e a nossa saúde mental preservada.

A Força da Resiliência

A Força da Resiliência

Quando nos vemos diante de um futuro difícil, é fácil ficar deprimido e não ter esperança. Mas uma das escolas de filosofia, o estoicismo, tem muito para nos ajudar a lidar com os tempos difíceis. Os estoicos amavam e desfrutavam a vida, e faziam isso sendo realistas sobre a imprevisibilidade da vida. Isso é o que significa ser resiliente. É a nossa habilidade – real ou percebida – de superar ou nos recuperar de situações difíceis, de dar a volta por cima dos problemas e entrar nos eixos outra vez. Um passo essencial para nos tornarmos resilientes, sem esquecermos do autocuidado é assumir a responsabilidade sem sermos duros demais com nós mesmos: sentir-nos mal sobre algo pode nos motivar a corrigir a situação ou a mudar para melhor, enquanto sermos duros demais pode, na verdade, impedir-nos de agir.
Junte-se a nós para saber mais sobre como podemos nos fortalecer, continuarmos confiantes quando o futuro parecer sombrio e desenvolver uma das habilidades emocionais que mais precisamos para encarar este momento.

Mindfulness em Momentos de Incerteza

Mindfulness em Momentos de Incerteza

O conteúdo deste workshop foi montado baseado em anos de trabalho, experiência e pesquisas publicadas intencionalmente sobre os efeitos benéficos da prática de Mindfulness em tempos estressantes.
Mindfulness pode ser aprendido por qualquer um que esteja disposto a fazer uma pausa regularmente e desenvolver novas posturas internas mais habilidosas em relação às mudanças que tendem a provocar estresse. Ao aprender a prestar atenção aos sinais de estresse em nossa experiência, de um modo particular, aqueles que praticam aprendem gradualmente a viver mais no momento presente. Por estar mais presente durante as experiências cotidianas, um certo espaço interno se abre dentro do praticante. Isso renova a escolha e a resiliência durante os tempos intensos.

Entendendo a Depressão e o Bem Estar Emocional

Entendendo a Depressão e o Bem Estar Emocional

Depressão: saiba como responder aos sentimentos
Como você tem se sentido? E as pessoas que estão ao seu redor? Como tem sido a sua rotina?
Se sentir bem o tempo todo é uma fantasia. A vida de todas as pessoas é mesclada por dias de sol e períodos mais nublados. Mas a forma que você lida com sofrimentos, angústias, solidão e ansiedade pode determinar se você vai desenvolver uma depressão ou qual será a qualidade da sua saúde emocional no longo prazo. Afinal, o adoecimento causado pela depressão não está nos sentimentos, mas na forma como você responde a eles. Nosso objetivo é fazer uma investigação profunda sobre o tema depressão, desenvolvendo e aplicando estratégias para promoção e prevenção em saúde mental. Mais do que isso, queremos te apresentar: o funcionamento comportamental do ser humano; o que faz com que fiquemos deprimidos; como a depressão pode se agravar; e as formas para lidar com o mal-estar.

Autocompaixão e Autocuidado

Autocompaixão e Autocuidado

A vida nos desafia a todo momento. Uma pandemia nos deixa isolados em casa, a instabilidade nos negócios preocupam e ainda temos o receio sobre nossa saúde e a dos nossos familiares. São nos momentos de sofrimento da vida que favorecem o olhar para como cuidamos das nossas vulnerabilidades. Estamos nos tratando com amparo e cuidado ou com resistência e auto-crítica?
Nesta aula, abordaremos como a autocompaixão nos auxilia em momentos de sofrimento e dificuldades. Ela pode ser entendida como o desejo de nos oferecer acolhimento em tais momentos, de modo a agirmos com maior gentileza conosco e consequentemente, com os outros. A aula apresenta sobre como as teorias da compaixão ensinam sobre a mente ser orientada para ambos os sentimentos de ameaça (presente na ansiedade, na autocrítica) e de compaixão (presente na gentileza e amor-próprio). Além disso, abordaremos como praticar a autocompaixão no dia-a-dia, através de ações de autocuidado e de manejo de pensamentos.

A Arte da Gentileza e Empatia

A Arte da Gentileza e Empatia

No atual contexto inédito que estamos vivendo, distante das pessoas e com o surgimento de novos desafios ligados à maneira como nos comunicamos e nos relacionamos pessoal e profissionalmente, passamos a nos conectar em um nível mais humano, vivenciando uma revolução nas relações sem precedentes. Vivemos na Era do diálogo. Com isso, cada vez mais sentimos o desejo e a necessidade de sermos mais gentis e empáticos, mas o que isso realmente pode significar na prática? É difícil saber por onde começar.
Nesta aula, investigaremos esta questão juntos e elaboraremos nossas próprias respostas. Através de exercícios e exemplos da história e da ciência, consideraremos diferentes aspectos da gentileza, da mente aberta à generosidade e constância. Exploraremos as formas diferentes de ser gentis com quem nos cerca e como até pequenos atos de gentileza podem ter amplos efeitos sobre os outros. Afinal, a gentileza é importante na vida, nos negócios e no mundo.

Arte como Terapia

Arte como Terapia

A Aula Arte Como Terapia é uma extensão da crença da The School of Life nos benefícios terapêuticos da arte e da cultura e como elas podem nos ajudar a viver uma vida mais plena, autoconsciente, vulnerável e verdadeira. A conexão com uma obra de arte bem escolhida pode ter um efeito poderoso em muitos de nossos problemas.
Existe um amplo consenso atual relacionado ao nosso inédito momento de vida, do papel fundamental que a arte tem desenvolvido em nosso dia a dia. Pensamos especialmente nesta aula e na importância de demonstrar de forma ainda mais ampla a relevância da arte como terapia para um maior público possível.
Nesta aula propomos uma reformulação do propósito que algumas obras de arte de diversos gêneros e idades podem ter revelando seu potencial terapêutico latente como ferramenta de ajuda na resolução das grandes questões da nossa vida individual.

Mindfulness no Home Office

Mindfulness no Home Office

Como muitos de nós, você provavelmente tem se adaptado à realidade do home office no último ano. Esta aula foi elaborada para ser um espaço criativo no qual podemos fazer uma pausa, refletir sobre o que aprendemos e usar o antigo princípio do Mindfulness para tornar a nossa experiência de trabalhar de casa ainda mais eficaz.
Empresas em todo o mundo estão tentando fazer o melhor que podem para apoiar seus funcionários. Ainda assim, é muito comum que quem está em casa sofra com menos supervisão e orientação, enfrente desafios de comunicação e coordenação e não tenha métricas claras de desempenho. Mindfulness pode nos ajudar a enfrentar esses desafios ao nos dar foco, espaço mental e uma atitude gentil diante das mudanças.

A Nova Arte de Viver

A Nova Arte de Viver

A vida e o trabalho cotidiano podem facilmente nos deixar entediados ou esgotados. Para muitos de nós, é nesse momento que começamos a fantasiar sobre mudar de carreira ou o nosso modo de viver. O momento não poderia ser mais propício para fazermos essas avaliações em relação à nossa vida pessoal e profissional.
Uma pergunta fundamental que podemos fazer e sempre fazemos na The School of Life, mas que agora nunca fez tanto sentido é: “Estou vivendo a vida que quero viver ou a que outras pessoas querem que eu viva?”. Isso nos leva a um lugar que o filósofo grego Sócrates chamou de “a vida examinada” – aquela em que passamos a viver uma vida com real significado para cada um de nós.
Este encontro nos ajudará a iniciar essa investigação: encontrando maneiras de esclarecer as coisas que realmente importam e tornando-as realidade, como uma ferramenta de reencantamento. Será um momento sobre apreciação, sobre como melhorar a descoberta e o valor das maravilhas que já estão ao nosso alcance; de aprender a viver plenamente, em vez de simplesmente seguir em frente.

Perguntas Frequentes