Aula Experiência com os Diários de Virginia Woolf

Os anos
Os dias
As horas
Os momentos

A experiência do tempo no “fluxo do inconsciente” de Virginia Woolf

No dia 28 de março, completaram-se 80 anos da morte de Virginia Woolf.

Uma das escritoras mais importantes do século XX, Virginia escreveu a vida inteira. Além dos romances, contos, ensaios, biografias, escreveu a si mesma nos diários que manteve ao longo de toda a sua existência. Diariamente, registrou pensamentos, acontecimentos, impressões, sensações, deslumbramentos, dores, temores. Apoiada na escrita de todo dia, descobriu e aprimorou seu estilo, refinou sua voz, encontrou o seu tom.

Lidos hoje, estes textos nos ajudam não só a compreender melhor a pessoa e a obra, como nos ajudam, nestes dias de tanta incerteza e instabilidade emocional, a encontrar força e coragem para fortalecer nossa subjetividade. Enquanto navios eram afundados durante as guerras, enquanto as cidades eram bombardeadas, enquanto a gripe espanhola dizimava pessoas no mundo todo, ela foi nos dando o testemunho de si e do seu tempo. Para acompanhá-la em alguns trechos desse caminho, do seu empenho existencial de narrar a si e ao mundo, planejamos uma aula-experiência com ela.

O encontro terá a presença do psicanalista e escritor André Resende, da tradutora Ana Carolina Mesquita e da editora e escritora, Simone Paulino. Liderados por eles, faremos um mergulho no cotidiano narrativo de Virginia e no que ela tão belamente chamou de momentos de ser e momentos de não ser.

 vw mockup cadernos 1 vw mockup cadernos 2

Isto não é só um caderno!

Quando estava escrevendo seus diários, coisa que fez ao longo de toda a vida praticamente, Virginia Woolf usava diversos tipos de cadernos. Às vezes escrevia simultaneamente em cadernos diferentes. E tinha um em cada casa. Ao todo, deixou para a posteridade 26 desses cadernos, que hoje formam um conjunto que é um testemunho precioso do seu tempo.  A palavra inglesa “sketchbook” define bem o uso que ela fez desse “suporte”. Era uma artista a esboçar, em palavras, a sua obra e a sua existência.

Pensando nisso, decidimos resgatar o “sketchbook” dedicado a Virginia Woolf pela The School of Life de Londres para a aula-experiência em torno dos Diários de Woolf. A beleza das simbologias e das sincronicidades se deu a ver então quando recuperamos também o texto que acompanhava o “sketchbook” londrino. Nele, havia uma apresentação com uma menção ao sublime de um pequeno ensaio de Woolf chamado “A morte da mariposa”. Inspirados na releitura também do texto, a Editora Nós decidiu reeditá-lo, em versão bilíngue, criando assim um conjunto cheio de simbologia e sentido.

O caderno Virginia Woolf será exclusivo para quem participar da aula-experiência. Uma forma de prolongar a memória do vivido para além do encontro virtual e, quem sabe, inspirar os participantes para que escrevam também, seus sonhos acordados ou adormecidos.

 

*Enviaremos os cadernos para todos que se inscreverem na aula experiência, dentro do Brasil.

Como dependemos dos Correios que estão operando mais lentamente na pandemia, não conseguimos garantir a entrega até o dia do Encontro, mas faremos o possível para que você receba o quanto antes. 

  

LÍDERES DO WORKSHOP

Simone Paulino é jornalista, escritora e editora. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), escreveu vários livros, entre eles, Abraços negados em retratos (2019), Como Clarice Lispector pode mudar sua vida (2017) e o Sonho Secreto de Alice (2013). Participou das antologias de contos Grafias Urbanas, Histórias Femininas, Olhar Paris e Escrever Berlim. Em 2015, criou a Editora Nós, que conta com um catálogo de mais de 60 títulos de literatura nacional e estrangeira.

André Resende é psicanalista e escritor. Como psicanalista, escuta pessoas, supervisiona e coordena grupos de estudos. Como escritor, tem onze livros publicados, entre eles, Penélope Africana (2028) e Diasassados (2017). Como dramaturgo, já escreveu dez peças de teatro.

Ana Carolina Mesquita, tradutora, é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e autora da tese que envolveu a tradução e análise dos diários de Virginia Woolf. Foi pesquisadora visitante na Columbia University e na Berg Collection, em Nova York, onde estudou modernismo britânico e trabalhou com os manuscritos originais dos diários. É dela também a tradução do ensaio “Um esboço do passado”, publicado pela Editora Nós em 2020.

 

SOBRE AULAS ESPECIAIS

Intimistas, instigantes e feitas por experts nas disciplinas da literatura, artes, filosofia, história, economia e teoria política. Estes experts são convidados da The School of Life para apresentar o seu próprio material. O formato e o tempo de duração pode variar, dependendo do assunto.

 

PROGRAMAÇÃO 

18.45            Boas Vindas & Preparação

19.00            Início da aula online

21.30            Encerramento

 

Este workshop será realizado ao vivo através da plataforma ZOOM. Recomendamos que faça o download deste programa para uma melhor experiência. Enviaremos o link para se conectar em até 24hs antes do início, no mesmo email que você usou para fazer a sua inscrição.

Caso você não receba ou tenha qualquer outra dúvida, por favor, entre em contato conosco através do whatsapp.

*este workshop é online e ao vivo e NÃO fica gravado.

O prazo para realização do cancelamento é de até 7 dias da data da compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior aos 7 dias corridos da data do evento/curso, o cancelamento fica limitado à 48 horas antes do início do evento.
Inscreva-se

Compre ingresssos para
Aula Experiência com os Diários de Virginia Woolf

258,00

O que:
Aula Especial Online
Quando e onde:
  • Ter 27 Abr 2021 19h às 21h30
    Online