Café da Manhã sobre o Vício Digital

  • Evento Especial
  • Presencial

Rua Medeiros de Albuquerque 60 | Vila Madalena | SP

Total

R$98


Inscreva-se

Saiba Mais

Neste encontro vamos conversar sobre como a dependência digital pode comprometer funções cognitivas, relações interpessoais e o bem-estar mental, exigindo uma abordagem consciente e estruturada para resgatar o equilíbrio.

 

Nomofobia é o medo irracional de ficar sem acesso ao celular ou desconectado das redes digitais. Mais do que um desconforto passageiro, trata-se de um fenômeno que compartilha características com outras formas de adicção, tanto comportamentais quanto químicas. O uso excessivo de smartphones, especialmente de redes sociais, ativa os circuitos de recompensa do cérebro, levando à repetição compulsiva desse comportamento como forma de lidar com emoções difíceis, tédio ou necessidade de validação social. Essa dependência digital pode comprometer funções cognitivas, relações interpessoais e o bem-estar mental, exigindo uma abordagem consciente e estruturada para resgatar o equilíbrio.

Neste encontro, vamos:

• Compreender os mecanismos neurológicos e emocionais que tornam o uso do celular tão viciante.
• Identificar sinais de nomofobia e reconhecer os impactos desse comportamento no cotidiano.
• Analisar as semelhanças entre a nomofobia e outras formas de adicção comportamental e química.
• Refletir sobre os fatores emocionais que alimentam a dependência digital, como ansiedade, solidão e FOMO.
• Explorar estratégias práticas para estabelecer uma relação mais saudável com o celular e com o mundo digital.
• Estimular uma reconexão com experiências offline significativas como forma de fortalecer o bem-estar.

Programação
8h15 – Boas Vindas na TSOL
8h30 – Início
10h00 – Encerramento

Saulo Velasco

Saulo Velasco é psicólogo e chefe de aprendizagem na The School of Life. Com pós-doutorado em Psicologia Experimental pela USP, especializou-se em métodos de ensino para o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas, como linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. Com mais de 15 anos de experiência, dedica-se ao ensino de competências acadêmicas a indivíduos de todos os níveis de escolaridade. Além disso, atua como consultor escolar, contribuindo para o aprimoramento da formação de educadores.