Como Manter a Mente Sã

Aceitamos sem vergonha que a maioria dos órgãos do nosso corpo pode, em algum momento, desenvolver problemas — e precisar de um pouco de ajuda. Nossas mentes não deveriam ser uma exceção. Ansiedade, depressão e burnout… Nossas vidas são tão complexas que não deveríamos ficar surpresos se, em algum momento, sentíssemos a necessidade de levantar uma bandeira branca e pedir ajuda para manter a mente sã.

A vida moderna está estressante. Pode ser realmente difícil controlar a ansiedade, se sentir calmo, satisfeito ou aberto a novas experiências.

Esta aula nos traz ideias da filosofia, história e da psicologia, com o foco em manter uma vida equilibrada e mentalmente saudável. Para isso, iniciaremos com uma apresentação sobre alguns dos mais importantes temas em saúde mental: Ansiedade, Depressão e Burnout. Estes temas serão apresentados não apenas como condições de saúde, mas como experiências existenciais, ligadas à forma como vivemos nosso dia a dia, e a quanto contato temos com nossas emoções e valores.

A partir disso, discutiremos a importância do autoconhecimento e da regulação emocional, através de uma série de conceitos e exercícios desenhados para estimular a introspecção e o autocuidado, buscando desenvolver uma ideia prática do que significa uma vida emocionalmente saudável e gratificante. Consideraremos tópicos como o conflito entre razão e emoção, a importância das boas amizades e da diversão, o cuidado com os hábitos diários, e o equilíbrio entre posturas otimistas e pessimistas.

Por fim, vamos elaborar os conceitos de felicidade e propósito, estabelecendo uma relação fundamental entre a boa saúde mental e a capacidade de viver a vida em acordo com nossos valores pessoais.