Como Manter a Mente Sã
Aceitamos sem vergonha que a maioria dos órgãos do nosso corpo pode, em algum momento, desenvolver problemas — e precisar de um pouco de ajuda. Nossas mentes não deveriam ser uma exceção. Ansiedade, depressão e burnout… Nossas vidas são tão complexas que não deveríamos ficar surpresos se, em algum momento, sentíssemos a necessidade de levantar uma bandeira branca e pedir ajuda para manter a mente sã.
Cuidar da saúde mental não é algo com que costumamos nos preocupar ativamente. No geral, queremos ir tocando a vida, e só paramos para pensar nisso quando algo dá errado. Por isso, quando falamos em saúde mental, tendemos a pensar em doença mental, em ansiedade, depressão e sofrimento.
Mas, ter saúde mental não é apenas não estar em sofrimento. É ter uma vida boa, plena. É passar por experiências enriquecedoras e oportunidades de crescimento. Isso envolve afetos ternos e grandes paixões, ambições e tropeços, envolve correr riscos e superar decepções.
Este workshop nos convida a refletir sobre o que significa viver uma boa vida, através de grandes ideias da filosofia, história e psicologia, com o foco em manter uma vida equilibrada e mentalmente saudável.
Neste workshop:
- Iremos entender melhor o que significa ser mentalmente saudável de uma forma clara, prática e afirmativa.
- Discutiremos alguns dos mais importantes temas em saúde mental: Ansiedade, Depressão e Burnout. Estes temas serão apresentados não apenas como condições de saúde, mas como experiências existenciais, ligadas à forma como vivemos nosso dia a dia, e a quanto contato temos com nossas emoções e valores.
- Aprenderemos a desenvolver o autoconhecimento através de uma série de conceitos e exercícios desenhados para estimular a introspecção e o autocuidado.
- Consideraremos tópicos como o conflito entre razão e emoção, a importância das boas amizades e da diversão, o cuidado com os hábitos diários, e o equilíbrio entre posturas otimistas e pessimistas. Podemos pensar nesses conceitos como uma caixa de ferramentas para a prática de uma vida emocionalmente saudável e gratificante.
- Por fim, conheceremos um novo e melhorado conceito de felicidade, que envolve compreender nossas forças e virtudes pessoais. Este conceito nos permitirá buscar o objetivo de ser feliz de forma consciente, sábia e, o mais importante, possível.
Durante o ano contamos com Janeiro Branco, que reforça a saúde mental, Setembro Amarelo para o combate ao suicídio e Outubro Rosa contra o câncer de mama, SIPAT e off sites, que se mostram ideais para incentivar, conscientizar e acolher os colaboradores de uma organização.