11/07/2019
Todos
Qual a importância da cultura?
O mundo moderno considera a cultura muito importante_ quase como o sentido da vida. Prova desse grande apreço se vê na abertura de exposições, grandes shows, feiras literárias, festivais artísticos e no prestígio das teorias acadêmicas da arte e nos altos valores desse mercado.
Apesar disso, nossos contatos com a arte nem sempre são tão bons quanto poderiam ser. Várias vezes saímos de exposições e museus altamente respeitados sentindo-nos decepcionados e até mesmo perplexos e confusos, imaginando por que não tivemos a experiência transformadora pela qual esperávamos. É natural achar que o problema é nosso, concluir que nos falta conhecimento ou sensibilidade.
E se a arte tiver uma finalidade que pode ser definida e abordada em termos simples? Ela pode ser um instrumento, e precisamos observar melhor que espécie de instrumento é este -e o que pode fazer de bom para nós.
Como outros instrumentos, a cultura, a arte tem o poder de ampliar nossas capacidades para além dos limites originalmente impostos pela natureza. A cultura compensa algumas de nossas fraquezas inatas, nesse caso mais mentais do que físicas, fraquezas que podemos chamar de fragilidades psicológicas.
A cultura (categoria que inclui arte, música, literatura, entre outros) é um meio terapêutico que pode ajudar a guiar, incentivar e consolar o espectador, permitindo-lhe evoluir.
Texto de Alain de Botton