Voltar
O Problema dos Problemas

O Problema dos Problemas

Uma Visão Filosófica sobre a Solução de Problemas

Frequentemente, somos desafiados por situações adversas e estressantes para as quais não temos uma solução imediatamente ao nosso alcance ou por padrões pessoais de comportamento indesejados que não conseguimos alterar. Sabemos o que nos incomoda e nos estressa, mas não sabemos o que ou como fazer para mudar isso. Estamos, portanto, diante de um problema.
 
Muitas vezes, quando surge um problema, nosso primeiro instinto é entrar de cabeça para resolvê-lo. Como seres humanos, às vezes podemos ficar mais confortáveis com uma solução ruim do que o desconforto de desembaraçar uma situação complexa.

 

O que é um Problema?

 

O problema dos problemas é como os vemos e como tendemos a pensar sobre eles. Os problemas muitas vezes são enquadrados de uma forma muito negativa; eles são vistos como coisas a serem evitadas e temidas. Ansiamos por “uma vida sem problemas”. Porém, uma vida sem problemas simplesmente não existe. Portanto, em vez de nos livrarmos dos problemas, deveríamos concentrar a nossa energia em algo muito mais produtivo, aprendendo como enfrentar e superar os problemas que inevitavelmente entram nas nossas vidas.
 
Para isso podemos nos inspirar na sabedoria dos filósofos e nas suas formas de pensar. Há muito para aprender e aplicar, até mesmo no mundo da resolução de problemas.
 
Apresentamos aqui uma estrutura para resolução de problemas inspirada nos princípios da filosofia, para enfatizar a importância de tratar a resolução de problemas como um processo. Se alguma etapa do processo for ignorada, corremos o risco de problemas ou mesmo fracasso. Então, quais são as etapas?

Uma Visão Filosófica

 

A estrutura (inspirada na filosofia) baseia-se em três etapas principais: Observação, intuição e lógica. Na filosofia, a observação informa a intuição que é expressa como afirmações que possuem uma lógica (ou argumento). Em relação à resolução de problemas pode ser resumido como…

1.Observação: entender o que você está tentando resolver
2.Intuição: o que vou fazer a respeito
3.Lógica: fazer acontecer

Talvez você nunca tenha pensado em encarar um problema dessa maneira, mas essas são ferramentas e técnicas práticas que podemos aplicar nas nossas vidas cotidianas.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento emocional.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados