Empatia – Workshop Profissional

  • Workshop
  • Autoconhecimento

Evento Online

Total

R$278

Vagas Limitadas

Inscreva-se

Saiba Mais

Empatia é a capacidade de adentrar nos desejos secretos, nas necessidades não reveladas e nas dores de de outras pessoas. É uma habilidade que usa o autoconhecimento, a imaginação e nossas experiências de vida para ampliar nosso entendimento sobre o outro. De certo modo, esse é quase um superpoder que nós obtemos por sermos humanos. 

Sentir e demonstrar empatia está diretamente ligado à qualidade das relações. Sejam elas políticas, de trabalho ou pessoais. Sabe-se que líderes empáticos são melhor avaliados, enquanto empresas empáticas são capazes de entender e acolher as demandas dos seus clientes. 

Este workshop revelará como a empatia – a arte de se colocar no lugar de outra pessoa e ver o mundo da perspectiva dela – pode não apenas enriquecer a nossa própria vida, mas também ajudar a criar mudanças sociais, ajudando-nos a desafiar nossos preconceitos e superar as barreiras sociais. 

Ao longo desta jornada, vamos nos aprofundar em diferentes formas de expandirmos nosso potencial de empatia e criar uma revolução nas relações humanas em um mundo assolado pelo individualismo e pelo narcisismo digital. Extrairemos lições da história da humanidade para nos ajudar a equacionar os dilemas da vida cotidiana. 

Neste workshop  de duas horas, vamos: 

•Considerar as diferenças entre empatia, simpatia e compaixão; 

•Praticar o uso da empatia como uma forma de construir conexão e superar conflitos; 

•Considerar o uso da empatia na elaboração de produtos e soluções que vão funcionar bem para as outras pessoas; 

•Praticar antecipar as necessidades de outras pessoas. 

Entender as formas de expandirmos nosso potencial de empatia e colocá-las em prática 

Definição

Empatia é a habilidade de descobrir imaginativamente as necessidades e sentimentos dos outros e ser capaz de ajustar o próprio comportamento de acordo.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Pessoas empáticas levam ativamente em consideração as necessidades e os sentimentos de colegas, amigos, clientes, gestores e outras partes interessadas no trabalho e vida pessoal. Elas são boas em resolver conflitos e negociar entre as partes devido à compreensão da origem de um conflito. Elas ajustam a linguagem ao interlocutor, demonstram paciência, dedicam tempo a explicações e se colocam ativamente no papel do outro. Seus colegas ou membros da equipe geralmente se sentem valorizados, reconhecidos e satisfeitos com os resultados das reuniões. A habilidade da empatia é especialmente útil em posições de liderança, bem como em posições que exigem interações sociais intensivas e comprometimento de outras pessoas, como design, atendimento ao cliente ou assistência médica.

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma falta de empatia pode ser vista em equipes que apresentam conflitos recorrentes, não resolvidos e injustos. Pessoas que tenham dificuldade de sentir empatia geralmente acham extremamente difícil entender o que um colega, amigo, cliente ou gestor está querendo dizer ou por que se comportam de determinada maneira. Eles podem acidentalmente magoar ou irritar outras pessoas durante reuniões, resultando em sentimentos de raiva, decepção ou insatisfação na equipe. Elas não dedicam tempo suficiente para explicar seu ponto de vista nem perguntam a opinião dos interlocutores. Devido à natureza da habilidade, é muito difícil identificar a própria falta de empatia.

 

PROGRAMAÇÃO

18.55            Boas vindas & preparação
19.00            Início da aula online
21.30            Encerramento

 

Depoimentos

“Maneiras práticas de implementar a empatia em exemplos de trabalho da vida real”

“Abordagens simples com etapas práticas claras para serem usadas diariamente”

“Praticar a empatia na construção de produtos e relacionamentos”

Natália Pinheiro Orti

Natália Pinheiro Orti é psicóloga formada pela Unesp (Bauru) e mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma instituição. Tem formação complementar em Psicoterapia Baseada em Evidências pelo InPBE. É membro do Instituto de Análise do Comportamento - Bauru (IACB). Tem como ênfase de atuação docente e clínica os processos de regulação emocional e flexibilidade psicológica na produção de saúde mental, bem como questões acerca das relações parentais e familiares no contexto contemporâneo.

Clique aqui para agendar uma sessão de psicoterapia.