Desenvolvendo a Calma

Às vezes é tudo demais. Sua vida é uma lista de tarefas e sua cabeça está transbordando. Como você reage a uma situação dessas? Toda situação em que perdemos a calma pode ser ferramenta para aprendermos algo importante sobre nós mesmos. Dessa forma, você troca seu desespero por sabedoria — e a calma surge naturalmente.

Poucas habilidades são tão importantes e ao mesmo tempo tão negligenciadas quanto a capacidade de manter a calma. Quase sempre, nossas piores decisões são tomadas em momentos em que perdemos a calma e nos deixamos dominar pela ansiedade e agitação.

No entanto, nós sabemos que hoje em dia, apesar de quase todos nós desejarmos ser mais calmos, o mundo como está hoje tem nos levado a grandes níveis de ansiedade. A situação que nos encontramos atualmente, cheia de incertezas nos deixa ansiosos e com isso nós sofremos. Vivemos em risco constante de perder a compostura.

Cada dia traz consigo uma nova tentação para perdermos a cabeça: o home office com a família toda em casa, o comportamento dos parceiros, colegas de trabalho em situações diferentes, incertezas do mercado e do futuro do país..  Novas distrações, preocupações e medos surgem e nos deixam ansiosos e agitados. Com isso os níveis de stress sobem, afetando a nossa saúde mental.

Os acontecimentos atuais nos deixam com uma visão menos otimista do cenário do nosso dia a dia, no entanto devemos nos empenhar em não fazer com que elas constantemente pareçam mais assustadoras nas nossas mentes do que são na realidade.

Nós devemos tranquilizar os outros – e insistir com as partes mais céticas e secas das nossas próprias mentes que elas também merecem um dia se beneficiarem da gentileza e do reconforto.

Felizmente nosso poder de permanecer calmos pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não precisamos aceitar o estado atual das coisas: nossas reações diante dos desafios do dia a dia podem ser radicalmente transformadas e a nossa saúde mental preservada.

 

Neste workshop vamos:

 

  • Aprender a lidar com desafios e obstáculos com menos raiva, ansiedade e desespero.
  • Explorar o papel crucial das expectativas na formação das nossas reações e como nós podemos modificar essas expectativas para lidar com mais calma quando as coisas dão errado.
  • Considerar o papel da raiva no trabalho e porque ela não é útil em relacionamentos profissionais.
  • Praticar como nós podemos adotar uma nova perspectiva tranquilizadora em eventos difíceis, especialmente aqueles sobre os quais temos poucos controle.