Voltar
Ansiedade nos jovens: qual a parcela do mercado de trabalho?

Ansiedade nos jovens: qual a parcela do mercado de trabalho?

Dominar os aspectos técnicos do nosso trabalho é apenas uma parte do verdadeiro desafio de ter sucesso no ambiente profissional.

 

O que precisamos fazer com o mesmo foco é aprender como administrar nossos níveis de ansiedade nos jovens. A ansiedade desempenha um papel enorme em minar o potencial de indivíduos e equipes. Ao sermos dominados pela ansiedade, perdemos a capacidade de nos comunicarmos de forma eficaz, o nosso pensamento não fica tão claro como deveria ser e as nossas melhores oportunidades passam por nós.

 

O que muitas vezes nos impede de lidar adequadamente com a ansiedade no local de trabalho é o constrangimento básico de que deveríamos experimentá-la em primeiro lugar. Parece que não poderíamos ser a pessoa profissional e tão competente e ficarmos ansiosos ao mesmo tempo.

 

Na The School of Life temos uma perspectiva diferente. Reconhecemos o papel que a ansiedade desempenha em todas as áreas das nossas vidas e nos dedicamos a encontrar maneiras para contê-la.

 

Os Jovens Não Estão Bem

 

94% dos jovens entre 18 e 24 anos responderam que se sentiram ansiosos nas últimas duas semanas; enquanto 47% sentiu que a ansiedade os impediu de fazer o que deveriam fazer.

 

(Fonte – Mental Health Foundation and Opinium Março 2023)

 

Embora a ansiedade possa afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, os jovens sentem de maneira intensa.
Um conjunto crescente de evidências sugere que estamos nos aproximando de uma epidemia de ansiedade entre os jovens – uma epidemia que tem implicações específicas para os jovens talentos em início de carreira.

 

É claro que poucos períodos da nossa carreira são tão estressantes quanto esse começo. Quando entramos no mercado de trabalho, somos obrigados a renunciar à nossa autonomia, a dominar uma série de competências desconhecidas e a fazer um esforço extra para mostrar o nosso valor aos superiores. É improvável que passemos por esse processo sem muita preocupação.

Não se deve esquecer que esse grupo foi profundamente afetado pela pandemia. Os estudos presenciais foram interrompidos; muitos enfrentaram confinamentos sucessivos longe de casa.

 

Ao olharmos por este ângulo, a epidemia de ansiedade entre os jovens parece menos uma peculiaridade patológica e mais uma resposta inteiramente compreensível à sua situação.

 

Apoiando os Jovens em Início de Carreira

 

Como podemos apoiar os recém-formados e os jovens no mercado de trabalho e garantir que a  transição para uma jornada integral seja tão tranquila e com o mínimo de ansiedade possível?

 

A principal barreira que enfrentam é a falta de competências. Aqui não estamos falando de habilidades práticas; queremos dizer habilidades emocionais – como autoconsciência, resiliência, confiança, autogerenciamento, entre outras – que determinam nossa capacidade de lidar com tempos desafiadores e navegar pela dinâmica psicológica do local de trabalho.

 

O fato das competências emocionais não serem ensinadas na educação tradicional (nem como parte de qualquer programa ou diploma de formação empresarial padrão) ajuda a explicar por que tantas pessoas que de outra forma seriam talentosas e capazes lutam para alcançar o seu potencial. É também a razão pela qual a The School of Life foi criada: para dar aos indivíduos e às organizações a educação emocional de que sentiam tanta falta, desde a infância.

 

Saiba mais sobre como a The School of Life pode ajudar os jovens talentos da sua empresa a se desenvolverem na carreira e florescerem, com jornadas especiais e um conjunto de ferramentas para incorporar habilidades emocionais essenciais.
Entre em contato conosco para saber como temos ajudado as empresas com programas específicos para estagiários, trainees e jovens em início de carreira.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados