Voltar
Os Benefícios da Comunicação Direta

Os Benefícios da Comunicação Direta

Todos podemos – humildemente – imaginar como verdadeiros adultos idealmente se comunicariam. Eles entenderiam o próprio humor claramente, falariam com confiança, mas sem raiva, sempre esperariam o momento adequado de defender seu ponto de vista, acreditariam que seriam ouvidos e, assim, não apressariam ou forçariam a questão, muito menos levantariam a voz ou começariam a chorar.

Infelizmente, isso acontece raramente. Em vez de nos comunicarmos de forma direta e serena, tendemos a enviar diversos sinais confusos e indiretos sobre o que realmente está acontecendo conosco: sinais que acabam confundindo e enraivecendo nossos colegas ou parceiros. Dificultamos tremendamente que eles nos entendam com empatia – e, ao mesmo tempo, ficamos profundamente ressentidos com seus mal-entendidos. Esse ciclo é tão doloroso que tendemos a assumir que deve ser peculiar. Ainda assim, na privacidade da nossa mesa de trabalho ou na mesa da cozinha de casa, a má comunicação é a regra.

E se começássemos a olhar para os benefícios de uma comunicação direta, aquela que ajuda a resolver questões que enfrentamos no trabalho e nas nossas vidas pessoais com uma boa conversa?

A Boa Comunicação significa a capacidade de dar a outra pessoa uma imagem precisa do que está acontecendo em nossas vidas emocionais e psicológicas. Em especial, é a capacidade de descrever até o que pode ser complicado e esquisito de tal forma que os outros possam entender e se identificar.

Bons comunicadores tentam verificar constantemente se o outro o entendeu. Eles tentam ser assertivos e são diretos com relação aos problemas, sem usar um tom agressivo.
Bons comunicadores escutam ativamente ao fazer perguntas para ter certeza de algo; buscam contato visual, usam comunicação não verbal e esperam a outra pessoa terminar de falar. Sua escolha de palavras é consciente, educada e sem julgamentos.

É importante praticarmos a comunicação direta, recebendo feedbacks de outras pessoas sobre nosso estilo e tendências. Isso se deve ao fato de que a comunicação é menos um talento e mais uma habilidade, algo em que nós podemos trabalhar e melhorar ao longo do tempo. Nós devemos nos observar frequentemente, para praticar o que queremos dizer antes de encontros importantes, receber críticas e para incorporar essas observações sobre nossos hábitos comunicativos no nosso dia a dia.

Veja o nosso calendário completo aqui e saiba mais sobre o Mini-Intensivo de Comunicação aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais

Veneração ao Sol

Imagine um dia ensolarado, em que muitas pessoas, ao saírem de casa, perceberão um brilho diferente na luz, uma suavidade no ar, que pode gerar uma onda de esperança e…

Saiba Mais