Voltar
Os Benefícios da Comunicação Direta

Os Benefícios da Comunicação Direta

Todos podemos – humildemente – imaginar como verdadeiros adultos idealmente se comunicariam. Eles entenderiam o próprio humor claramente, falariam com confiança, mas sem raiva, sempre esperariam o momento adequado de defender seu ponto de vista, acreditariam que seriam ouvidos e, assim, não apressariam ou forçariam a questão, muito menos levantariam a voz ou começariam a chorar.

Infelizmente, isso acontece raramente. Em vez de nos comunicarmos de forma direta e serena, tendemos a enviar diversos sinais confusos e indiretos sobre o que realmente está acontecendo conosco: sinais que acabam confundindo e enraivecendo nossos colegas ou parceiros. Dificultamos tremendamente que eles nos entendam com empatia – e, ao mesmo tempo, ficamos profundamente ressentidos com seus mal-entendidos. Esse ciclo é tão doloroso que tendemos a assumir que deve ser peculiar. Ainda assim, na privacidade da nossa mesa de trabalho ou na mesa da cozinha de casa, a má comunicação é a regra.

E se começássemos a olhar para os benefícios de uma comunicação direta, aquela que ajuda a resolver questões que enfrentamos no trabalho e nas nossas vidas pessoais com uma boa conversa?

A Boa Comunicação significa a capacidade de dar a outra pessoa uma imagem precisa do que está acontecendo em nossas vidas emocionais e psicológicas. Em especial, é a capacidade de descrever até o que pode ser complicado e esquisito de tal forma que os outros possam entender e se identificar.

Bons comunicadores tentam verificar constantemente se o outro o entendeu. Eles tentam ser assertivos e são diretos com relação aos problemas, sem usar um tom agressivo.
Bons comunicadores escutam ativamente ao fazer perguntas para ter certeza de algo; buscam contato visual, usam comunicação não verbal e esperam a outra pessoa terminar de falar. Sua escolha de palavras é consciente, educada e sem julgamentos.

É importante praticarmos a comunicação direta, recebendo feedbacks de outras pessoas sobre nosso estilo e tendências. Isso se deve ao fato de que a comunicação é menos um talento e mais uma habilidade, algo em que nós podemos trabalhar e melhorar ao longo do tempo. Nós devemos nos observar frequentemente, para praticar o que queremos dizer antes de encontros importantes, receber críticas e para incorporar essas observações sobre nossos hábitos comunicativos no nosso dia a dia.

Veja o nosso calendário completo aqui e saiba mais sobre o Mini-Intensivo de Comunicação aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados