Voltar
Criando Novos Hábitos

Criando Novos Hábitos

mailchimp habitos

Um dos aspectos mais intrigantes da nossa mente é a capacidade de produzir uma variedade de pensamentos, em qualidade e quantidade. Em alguns momentos, somos capazes de ter grandes percepções e criatividade; em outros, tudo o que surge dela parece pesado, convencional demais e clichê.

Embora boa parte da evolução das nossas vidas dependa da capacidade da nossa mente funcionar em sua melhor forma, em geral, não temos noção de que podemos fazer muita coisa para controlar ou influenciar a qualidade de nossos pensamentos. Mudar um hábito, então, parece algo fora do nosso alcance.

Em períodos períodos mais difíceis das nossas vidas, tendemos a ter a esperança de que basta deixar o tempo passar que tudo vai melhorar. Atribuímos uma característica mística ao bom pensamento, acreditando que trata-se de um dom vindo de forças externas, ou seja, não podemos guiá-lo ou regulá-lo.

No entanto, não precisamos ser tão conservadores. Podemos aprender a aumentar as nossas chances de ter pensamentos produtivos ao prestar mais atenção ao funcionamento de nossa mente e praticar manobras mentais específicas para extrair o melhor dela. Ao adotar essa nova postura, podemos, inclusive, mudar hábitos que nos prejudicam, além de desenvolver novos.

Sabemos que nada disso é fácil. É necessário fazer uma investigação cuidadosa de nós mesmos e de estratégias eficientes que nos ajudem a criar o contexto certo para a mudança. Mas você pode começar se conectando a duas realidades: momentos de ruptura são ideais para mudanças radicais de rotina; e em meio ao caos, novos hábitos encontram o ambiente ideal para se instalar – só precisamos ficar atentos para diferenciar os bons dos ruins.

Deveríamos aproveitar mais o momento que estamos vivendo para usar o melhor das nossas mentes, para observá-las mais de perto e com critérios, fazer uma reflexão profunda sobre nossas pequenas decisões diárias, analisar nossos valores e propósitos e encontrar estratégias para as boas mudanças de comportamento.

Texto da The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui e o workshop Como Mudar um Hábito aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados