Voltar
Todos nós temos medos

Todos nós temos medos

Muitas vezes nos falta confiança porque consideramos implicitamente que ser confiante é uma questão de sorte levemente. Algumas pessoas simplesmente são muito confiantes, por motivos que, um dia, os neurocientistas podem desvendar, mas – dizemos a nós mesmos – não podemos fazer muita coisa sobre a nossa situação em especial. Estamos presos com os níveis de confiança com os quais nascemos. Na verdade, o oposto é verdadeiro; 

Com a mentalidade certa, fortalecendo argumentos que dominam a nossa mente, é possível estar pronto para os pequenos e grandes desafios da vida. Eles nos lembram de aprender, pelo bem da confiança, a observar nossas tendências de autossabotagem, imaginar estranhos no banheiro, falar com nós mesmos em um tom mais gentil e recordar que o maior medo que devemos ter não é o de errar, mas de morrer sem ter dado uma chance.

Com esses lembretes e muita prática todos nós podemos nos tornar mais confiantes.

Perdão – Não vimos uma quantidade suficiente dos rascunhos daqueles que admiramos. Confiança significa perdoar a nós mesmos pelos horrores das primeiras tentativas. 

Prática – O tema da confiança é negligenciado demais pelas pessoas sérias: passamos muito tempo adquirindo habilidades técnicas e pouquíssimo praticando a única virtude que as tornará eficazes no mundo. 

Aceitação – Assim que aprendemos nos ver como já (e naturalmente) tolos, não importa tanto se fazemos mais uma coisa que possa parecer ridícula. Devemos aceitar graciosamente em nossos corações que, como todo mundo, somos um pouco ridículos. 

Sorte – Deveríamos parar de pensar que não merecemos o sucesso; o universo não distribui seus presentes, nem seus horrores com um conhecimento divinamente preciso sobre o bem e o mal dentro de cada um de nós.

A confiança é uma habilidade, não um presente dos deuses. Podemos estudar sistematicamente, aprender de forma gradual, para que as raízes da hesitação excessiva e da complacência sejam superadas. Podemos nos educar na arte da confiança. 

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo e a próxima turma do workshop de Confiança aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados