Voltar
Os Benefícios da Solitude

Os Benefícios da Solitude

 solitude mailchimpArtboard 2

Durante a maior parte da História, as sociedades equipararam boas vidas com as mais externamente ruidosas: vidas passadas matando inimigos na batalha, sacrificando a si mesmos heroicamente em nome de Deus, chegando a altos escalões e conquistando fama, acumulando riquezas e honrarias e ficando conhecidos por inovações artísticas e científicas. A era moderna acrescentou suas próprias exigências a estas. Uma boa vida ativa deve envolver sucesso comercial, um amplo círculo de amigos, viagens frequentes ao exterior, muitas idas a várias cidades, conhecimento das principais ideias em arte e tecnologia, uma noção de moda, ter assistido séries dramáticas recentes e, quase inevitavelmente, malhar intensamente duas vezes por semana.

Sempre pareceu estranho defender outra coisa, o que se poderia chamar de vida tranquila, aquela vivida fora de um caro centro urbano, onde se trabalha para satisfazer necessidades materiais e curiosidade intelectual, mas sem o frenesi ou o anseio emocional, onde se pode ver as notícias de vez em quando, raramente viajar para muito longe, quase nunca sair à noite, manter contato com poucos amigos, passar muito tempo na natureza, exercitar-se ao sair para caminhar, ter uma alimentação simples (basicamente frutas e verduras), raramente comprar algo caro, ignorar a maioria dos livros novos – e sempre tentar ir dormir às dez da noite.

Assim que conseguirmos nos gostar mais, não precisaremos ter tanto medo da amizade com nós mesmos; saberemos que os outros não estão rindo cruelmente de nós e que não há nenhuma festa animada da qual fomos barrados. Valorizaremos o fato de que podemos estar sozinhos e sermos um membro digno e legítimo da raça humana. Ficar confinados em casa nos dá uma série de benefícios curiosos. O primeiro é um estímulo a pensar. Independentemente do que gostemos de acreditar, poucos de nós praticam o tipo original e ousado de pensamento que pode restaurar nosso espírito e fazer nossa vida seguir em frente.

Artigo da The School of Life

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados