Como ser um Bom Professor

como ser um bom professor 2

A discussão de como ser um bom professor parece um pouco limitada - e provavelmente não muito relevante para a maioria. Poucos de nós queremos ser um professor de escola, instruindo crianças em algum tema acadêmico. No entanto, ensinar está longe de ser algo que nós somente precisamos aprender se nós estamos considerando uma carreira na área de educação. 

Ensinar, considerando um conceito mais amplo, é a ação de transferir uma ideia importante de uma mente para outra. É, portanto, uma das habilidades mais importantes que qualquer um de nós poderia desejar adquirir ou desenvolver na vida.  Ela é primordial nos relacionamentos, no ambiente de trabalho e nas relações familiares.

Todos nós, quaisquer que sejam nossas ocupações, precisamos nos tornar bons professores. Afinal, constantemente, o nosso dia a dia requer de nós transmitir informações importantes, de maneira eficiente e gentil, ao interior da mente de outras pessoas.

Não há problema em admitir que a maioria de nós inicia a vida ou os relacionamentos como péssimos professores. Como grande parte das habilidades humanas, essa é mais uma que pode e deve ser aprendida. É preciso, apenas, observar algumas características básicas para ser um bom professor:

1. Empatia

O bom professor nunca culpa outra pessoa por não saber ainda. Ele entende que o bom ensino começa com a ideia de que ignorância não é um defeito do indivíduo que estamos instruindo; é uma das consequências de ele, talvez, nunca ter sido propriamente ensinado.

2. Calma

Bons professores não ficam bravos. Eles entendem que manter a calma é indispensável para ter a chance de comunicar algo de maneira efetiva. Sabem que ninguém jamais aprendeu algo em condições humilhantes.

3. Liderança

Bons professores criam uma atmosfera de boa vontade e modéstia que deixa o pupilo à vontade. Além disso, não têm problema em admitir que não sabem muitas coisas e nem receio de que isso possa diminuir sua autoridade.

4. Diplomacia

Bons professores sabem que, às vezes, não é efetivo ensinar uma lição no momento em que o problema surge. É preciso escolher a hora em que se pode discutir a questão de uma maneira mais apropriada.

5. Autoconhecimento

Bons professores se dispõem a ser bons alunos. Sabem que todo mundo tem muito o que aprender e todos temos algo importante para passar adiante.

6. Comunicação

Bons professores esclarecem expectativas e dão feedback. Eles estabelecem processos e procedimentos que ajudam as pessoas a dominar tarefas importantes e que facilitam a realização de objetivos.

7. Eloquência

Bons professores conseguem transmitir uma mensagem de maneira clara, persuasiva e bem-sucedida. Essa, aliás, é uma habilidade de comunicação crucial ao ensinar um pequeno ou grande grupo de pessoas.

 

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui.

Recent entries