04/02/2024
Trabalho
Empresa promotora da saúde mental: sua organização se enquadra nessa definição?
Saúde mental no trabalho não é em si um assunto novo, mas o tema ganhou relevância maior durante a pandemia e se mantém em alta com o arrefecimento do problema. As razões são as mais variadas: burnout, ansiedade, ambientes tóxicos, lideranças com perfil comando e controle, afora conflito de gerações, embate trabalho presencial x remoto. Tudo afeta o bem-estar emocional das pessoas.
Contudo, se for considerado o cenário brasileiro, as discussões em torno do assunto demandam ainda mais atenção. Afinal, 30% dos trabalhadores estão com a síndrome de burnout, de acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) e 10% da população brasileira sofre com sintomas de ansiedade, como aponta levantamento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Agora, porém, o tema ganhou um impulso adicional. O Governo Federal acaba de assinar a Lei 14.831 que institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. O objetivo é que, a partir desse movimento, as pessoas passem a contar com ambientes corporativos mais saudáveis. Para as empresas, pessoas emocionalmente saudáveis tendem a produzir mais, seja pelo engajamento e pela motivação, seja pela queda no absenteísmo por problemas emocionais e psicológicos.
Entenda as diretrizes para o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental:
De acordo com o Art. 3º da lei, as empresa interessadas em obter o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental devem desenvolver ações e políticas fundamentadas nas seguintes diretrizes:
1 – Promoção da Saúde Mental
a) implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
b) oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
c) promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos;
d) promoção da conscientização direcionada à saúde mental da mulher;
e) capacitação de lideranças;
f) realização de treinamentos específicos que abordem temas de saúde mental de maior interesse dos trabalhadores;
g) combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas;
h) avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes;
2 – Bem-estar dos trabalhadores
a) promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável;
b) incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
c) incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;
d) incentivo à alimentação saudável;
e) incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho;
f) incentivo à comunicação integrativa;
3 – Transparência e Prestação de contas
a) divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa;
b) manutenção de canal para recebimento de sugestões e de avaliações;
c) promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados relacionados à implementação das ações de saúde mental.
Por que a saúde mental do colaborador importa
A maior parte do que somos permanece profundamente alojada na escuridão inconsciente da nossa mente. O grande risco desse cenário é que, de acordo com uma das ideias mais peculiares da psicologia, um trauma pode acabar se manifestando no corpo.
Quando estamos tristes, parte da dor em nossas mentes podem, muito bem, encontrar um lugar em nossos ombros. Quando estamos aterrorizados, parte do medo da nossa imaginação pode se apoderar das nossas vértebras inferiores.
A ideia é que, se o caminho para a autoexpressão tiver sido bloqueado na rota verbal, então pode não haver outra opção senão redirecionar certas mensagens através dos nossos corpos. Sofremos certos tipos de dores em nossos corpos quando nossas mentes se tornam engenhosas demais para dominar seus próprios impulsos de angústia.
Quanto mais pudermos nos expressar, quanto mais a saúde mental na empresa for valorizada, menos precisaremos sintomatizar. Entenda mais sobre essa dinâmica no vídeo abaixo.
Qual é o nível de maturidade da sua empresa no quesito saúde mental no trabalho?
Mas certificações à parte, será que sua organização seria considerada uma empresa promotora da saúde mental? É fundamental investir em uma agenda anual para o tema, incluindo não apenas treinamentos, palestras e materiais de conscientização, mas também ações de capacitação das lideranças para que esses gestores exerçam seus papeis de forma a promover um ambiente emocionalmente saudável.
Clique aqui e saiba como a The School of Life pode ajudar a sua organização a iniciar a jornada na busca pelo Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental e, então, viabilizar que sua equipe tenha mais qualidade de vida.