Voltar
Que tipo de líder você quer ser?

Que tipo de líder você quer ser?

A liderança sempre foi tema de fascínio em muitas culturas. Mas existem quase tantas opiniões diferentes sobre o que é liderança quanto líderes no mundo. Que tipo de líder você quer ser?

Todos nós reconhecemos a cena desta imagem de livros, peças e filmes: uma equipe que enfrenta uma derrota quase certa se ergue para enfrentar a ocasião graças a um discurso inspirador de seu líder. Talvez o exemplo mais famoso venha de Henrique V de Shakespeare quando, na véspera da Batalha de Agincourt, o rei Henrique reúne seu exército inglês em desvantagem numérica com uma peça de retórica deslumbrante e poética: “Nós, estes poucos; nós, um punhado de sortudos; nós, um bando de irmãos… pois quem hoje derrama o seu sangue junto comigo passa a ser meu irmão… /E os cavaleiros que estão na Inglaterra, em seus leitos, julgarse-ão amaldiçoados por não estarem aqui e sentirão sua nobreza diminuída quando escutarem falar daqueles que combateram conosco no dia de São Crispim.”

Há uma razão pela qual personagens e público respondem e se deleitam com tais discursos: por meio de retórica refinada, eles nos conectam a um propósito mais elevado, falando diretamente sobre nossa necessidade de significado e nos mantendo engajados.

Pense no que disse Plutarco cerca de 2000 anos atrás ao discutir o famoso líder grego Péricles: “Ele geralmente era capaz de liderar as pessoas com seus próprios desejos e consentimentos, persuadindo e mostrando o que deveria ser feito. Às vezes, também insistia e as pressionava a avançar extremamente contra a vontade. Ele as fazia, querendo ou não, submeter-se ao que fosse, para a vantagem delas.” Plutarco sugere que um bom líder às vezes é gentil, e às vezes, rigoroso, capaz de nos ouvir, mas também de nos dizer o que fazer quando necessário. Ele compara o líder ideal a “um médico hábil”, que usa diferentes medicamentos e tratamentos, dependendo da natureza da doença de seu paciente.

Em muitos casos uma boa liderança requer aplicar diferentes habilidades em uma situação em que elas vão determinar o melhor resultado. É por isso que nenhuma característica ou exemplo é definitivo. Pense em líderes que você admira. Que qualidades eles tem? Quais são as suas habilidades e pontos fortes? Com essa investigação profunda você conseguirá encontrar o seu próprio estilo de liderança e moldá-lo a diferentes situações.

 

Veja o nosso calendário completo aqui e saiba mais sobre o Mini-Intensivo de Liderança aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados