Voltar
O Verdadeiro Significado da Criatividade

O Verdadeiro Significado da Criatividade

A criatividade está sujeita a uma imensidão de debates e discussões, mas raramente é mencionada em termos úteis. A ideia de fazer algo criativo nos fascina, gerando uma sensação quase mística do poder que um artista ou empreendedor pode exercer simplesmente ao desenvolver uma ideia brilhante no momento certo. Ainda assim, em todas as discussões sobre a natureza da inspiração e do crescente gênio, podemos perder de vista algo surpreendente sobre a criatividade. Em sua essência, o verdadeiro significado da criatividade tem a ver com resolver problemas ou encontrar formas de melhorar algo recombinando coisas que já existem.

A pessoa criativa é alguém particularmente comprometido com a ideia de que deve haver uma maneira melhor de lidar com as coisas.Obviamente, criar algo novo e melhor é muito difícil.Mas (e esta é a boa notícia), embora haja muito poucas novidades por aí, existem muitas maneiras de combinar ideias, imagens ou objetos que já existem de maneiras novas e transformadoras.

Negócios em especial precisam muito desse tipo de criatividade, já que é essa a forma de superar a competição e manter os lucros. Isso ajuda a explicar por que criatividade é tão importante no trabalho, mesmo em funções que nós não achamos criativas normalmente.

Há várias formas especialmente úteis de recombinar coisas no universo do trabalho. Por exemplo:

Tradução – Pegar ideias de uma área e combiná-las com o trabalho feito em outra área.

Reposicionamento – Pegar um objeto ou produto que já existe, mas combiná-lo com um novo ambiente ou público.

Reorientação – Pegar materiais e habilidades que já existem e combiná-los com uma nova função.

Todos nós podemos trabalhar de maneira um pouco mais criativa, com menos inibições inúteis. Independentemente de como nos sentimos sobre nossas habilidades criativas no momento, é importante entender que todos podemos ser criativos.

 

Veja o nosso calendário completo aqui e mais sobre o workshop de Criatividade aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados