Voltar
6 Ideias sobre o Autoconhecimento

6 Ideias sobre o Autoconhecimento

Pode-se dizer que o autoconhecimento envolve um entendimento sobre a relação entre passado e presente. Momentos da infância, difíceis de lembrar em detalhes, na maior parte das vezes, são determinantes no estado atual e refletem em ações e percepções. Isso, no entanto, fica anulado por um exercício constante de não explorar esse passado ou mesmo tratar como um período perfeito. Até o processo de busca constante pela sanidade mental interfere no projeto de se conhecer e se entender melhor.

 

Destacamos aqui 6 ideias sobre o Autoconhecimento, para que a A maturidade não precise continuar sendo um sonho vago e impossível. Ela é, quando a abordamos mais de perto, alcançada por certos passos coerentes e insights que podem nos levar para um novo estado de bem estar emocional.

 

1. Quem eu sou hoje é, de certa maneira, resultado de eventos e dinâmicas de uma infância da qual, em grande parte, não consigo me lembrar, e, geralmente não procuro explorar. É bastante comum estar empenhado em tentar pensar que foi tudo bem.

 

2. A maioria das nossas dificuldades se resume a uma falta de amor e sintonia na infância. A vulnerabilidade física das crianças tem como contrapartida um elevado grau de suscetibilidade emocional. Não precisa ter acontecido muita coisa para que possamos sofrer e carregar uma ferida.

 

3. Gastamos muita energia tentando não compreender nosso passado, em nome do nosso equilíbrio, das nossas ilusões e do nosso respeito próprio. Mas a maior parte do que somos reside no inconsciente.

4. O que sentimos que acontecerá com determinadas pessoas, geralmente, carrega ecos complexos do que aconteceu em torno de certas pessoas do nosso passado. E, de forma injusta, atribuímos constantemente às pessoas do nosso presente motivos e prováveis padrões de comportamento derivados inconscientemente de figuras da nossa história.

 

5. Tornamo-nos um pouco menos difíceis de conviver quando começamos a apreciar até que ponto estamos distorcendo realidades por meio de lentes arranhadas pelo nosso passado. Maturidade significa não insistir tanto em nossa sanidade.

 

6. Regressar ao passado – o trabalho da arqueologia pessoal – será possivelmente assustador e irritante. Seria bastante estranho se não tivéssemos sentimentos confusos sobre toda a questão do autoexame.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento emocional.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados