Voltar
Uma palavra melhor do que felicidade: eudaimonia

Uma palavra melhor do que felicidade: eudaimonia

Eudaimonia é um termo grego antigo, particularmente enfatizado pelos filósofos Platão e Aristóteles, que merece mais divulgação. Isso porque a palavra corrige as deficiências de um dos termos mais centrais e dominantes, ainda que insuficiente, de nossos idiomas contemporâneos: felicidade.

Hoje, quando tentamos articular o propósito de nossas vidas, costumamos recorrer à palavra felicidade. Dizemos a nós mesmos e aos outros que a principal razão de ser de nossos empregos e relacionamentos e da conduta de nossas vidas diárias é a busca da felicidade. Parece uma ideia bastante inocente, porém, ao nos basearmos de maneira excessiva no termo, com frequência, nos sentimos injustamente tentados a abandonar ou pelo menos questionar fortemente um grande número de situações de teste que, no entanto, valem a pena.

Os gregos antigos não acreditavam que o propósito da vida fosse ser feliz. A proposta deles era a busca da eudaimonia, uma palavra que foi melhor traduzida como “realização”.

O que distingue a felicidade da realização é a dor. É perfeitamente possível se sentir realizado e, ao mesmo tempo, sob pressão, sofrendo física ou mentalmente, sobrecarregado e, com bastante frequência, de mau humor. Essa é uma nuance psicológica que a palavra felicidade dificulta captar – pois é complicado falar sobre se sentir feliz, ainda que infeliz, ou feliz, ainda que sofrendo. No entanto, tal combinação é perfeitamente acomodada dentro das letras dignas e nobres da eudaimonia.

A palavra nos incentiva a confiar que, em alguns momentos, muitos dos projetos mais valiosos da vida não estarão de acordo com o contentamento e, no entanto, vale a pena ir em busca deles mesmo assim. Explorar nossos talentos profissionais adequadamente, administrar um lar, manter um relacionamento, criar um novo empreendimento ou envolver-se na política… nenhum desses objetivos provavelmente nos deixará alegres e sorrindo de maneira cotidiana. Na verdade, essas atividades nos envolverão em todos os tipos de desafios que nos deixarão profundamente exaustos e irritados, provocando e causando sofrimento. E, no entanto, talvez, no final de nossas vidas, ainda sintamos que essas tarefas tenham valido a pena. Através deles, teremos acessado algo maior e mais interessante do que a felicidade: teremos feito alguma diferença.

Com a palavra eudaimonia em mente, podemos parar de imaginar que estamos em busca de uma existência sem dor – para depois nos repreenderemos injustamente por estarmos de mau humor. Nós saberemos que estamos tentando fazer algo muito mais importante do que sorrir: estamos nos esforçando para fazer justiça ao nosso pleno potencial humano por trabalhar de alguma forma pequena, mas fundamental, para a melhoria de nossa espécie.

Texto do The Book of Life

Tradução de Cássia Zanon

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais