Voltar
Qual é o seu propósito no trabalho?

Qual é o seu propósito no trabalho?

Não importa se estamos procurando um novo emprego ou se nos sentimos presos ao atual, chegar a uma encruzilhada na carreira pode ser uma oportunidade de pensar mais profundamente sobre o que realmente queremos profissionalmente, ressignificando nosso propósito com o trabalho. Para uma carreira mais empolgante, precisamos nos reconectar com nossas próprias noções de motivações e valores: encontrar e ampliar nossos papéis para incluir no nosso dia a dia mais do que consideramos prazeroso e significativo.

Um dos melhores sentimentos que podemos ter no trabalho é a confiança de estarmos fazendo algo que outra pessoa não poderia fazer tão bem ou da mesma maneira. Encontramos um senso de propósito porque estamos usando nossa criatividade ou alguns de nossos talentos ou paixões para contribuir de uma maneira única.

Claro que há um número interminável de talentos e paixões possíveis, que vão desde as atividades manuais mais simples até algo com alto envolvimento de raciocínio ou da tecnologia. Mas, em vez de examinar tudo isso, podemos considerar algumas das principais categorias que dão um senso de propósito ao trabalho.

Uma forma de você começar a refletir sobre o seu papel como profissional é entender quais das seguintes atividades te dão prazer. Com qual ou quais delas você mais se identifica?

  • Ganhar Dinheiro
  • Compreender
  • Colaborar
  • Organizar
  • Ensinar
  • Servir
  • Criar

Quando começamos a reconhecer e priorizar, dentro da atividade escolhida outros tipos de trabalho que nos encantam, podemos encontrar propósito dentro da nossa função atual, provocando um reencantamento. É possível, também, que sejamos guiados para uma mudança de rumo na profissão. No final de tudo isso, o mais importante é que consigamos alcançar o nosso potencial de carreira.

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados