Voltar
Por que precisamos de eloquência

Por que precisamos de eloquência

por que precisamos de eloquencia

Eloquência é a capacidade de falar e se expressar com vivacidade e desembaraço. É a tentativa de levar um conjunto de ideias complicadas à mente de outra pessoa usando a arte do encanto verbal. Essa habilidade é necessária para gerenciar equipes, inspirar pessoas, educar crianças ou liderar um país, entre tantos outros momentos importantes de troca no nosso dia a dia.

Embora a eloquência esteja associada ao uso de palavras sofisticadas e à capacidade de falar sem ler anotações, ela é, na verdade, um estudo atento de como fazer uma mensagem ganhar vida nas mentes de uma plateia e ganha ainda mais importância nas relações à distância, no ambiente virtual. Ela é uma lembrança constante de que, muitas vezes, expor nossas ideias de maneira lógica e precisa não é o bastante. É preciso um encantamento a mais.

A ideia da eloquência foi investigada com especial perspicácia pelo filósofo Aristóteles, em Atenas. Aristóteles percebeu como um argumento frágil podia frequentemente triunfar em um debate público enquanto uma proposta muito mais sensata era ignorada. Ele acreditava que isso se devesse à forma como nossas emoções desempenham um papel muito grande na determinação de como as pessoas reagem ao que é dito e a quem diz. Ele então passou a investigar a arte da eloquência, dando origem a uma tradição filosófica de estudar como falar melhor com o objetivo de realmente se fazer ouvir.

Vários movimentos se apresentam por si só. Para começar, devemos cuidar para nos humanizarmos aos olhos de quem vai nos ouvir. Nosso instinto pode ser tentar reforçar nosso prestígio, enfatizando nossa experiência e autoridade, para abrir os ouvidos da plateia. Mas acabamos, normalmente, enfrentando outro problema totalmente diferente: corremos o risco do público não se envolver com o que dizemos por suspeitar que sejamos distantes. O movimento eloquente, portanto, é sinalizar nossa humanidade comum. 

Podemos fazer uma piada autodepreciativa, confessar que estamos um pouco ansiosos ou falar um pouco sobre os acontecimentos extremamente chatos e comuns que ocorreram conosco no final de semana. Com isso, indicamos que também temos falhas e preocupações e, às vezes, nos sentimos confusos e inseguros. Enfatizamos a experiência compartilhada para que algumas das coisas complicadas e incomuns sobre as quais precisamos falar possam parecer ter saído não de um autômato distante, mas da mente de alguém com quem todos são capazes de simpatizar e se identificar. A necessidade de se apresentar como alguém comum é especialmente importante quando não se é exatamente assim.

A eloquência é uma solução para um problema básico: nossas mentes são como uma peneira, retendo muito pouca coisa. Nós nos distraímos com facilidade e as emoções facilmente se sobrepõem ao intelecto. Para que uma mensagem seja recebida e retida adequadamente, precisamos reconhecer as peculiaridades de nossas mentes. Não basta sermos precisos, concisos e lógicos. Precisamos fazer aquela coisinha ainda mais complicada: tocar os acordes do coração  do outro.

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo e a próxima turma do workshop de Eloquência aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais