Voltar
Por Que estamos Prontos para Mudar

Por Que estamos Prontos para Mudar

 mailchimp mudancas 2020Artboard 1

Uma das coisas que separam as pessoas confiantes das outras é a noção do quanto pode ser viável mudar o status quo. Em geral, quem não é confiante acredita que a História acabou, que não é possível se adaptar, enquanto as pessoas confiantes acreditam que ela ainda está em processo de criação e que são parte desse processo.

A forma como chegamos ao mundo traz consigo um viés inerente em direção a uma impressão de que o status quo existe desde sempre. Tudo à nossa volta conspira para transmitir uma sensação de permanência. O resultado é um receio profundo de imaginar alternativas. Não adianta começar um novo negócio, porque o mercado já deve estar cheio. Por que aceitar mudanças no escritório ou lançar uma nova abordagem às artes, uma vez que tudo já está definido e tem um padrão? Como dar credibilidade a uma nova ideia?
 
Quando estudamos História, no entanto, o cenário muda drasticamente. Quando paramos para estudá-la notamos que a mudança parece ser constante. Novos continentes são descobertos, outras formas de governar nações são criadas, ideias sobre o trabalho, sobre como se vestir e a quem adorar são transformadas.
 
Saímos disso tudo sabendo, pelo menos em teoria, que as coisas mudam, mas, na prática é difícil mudar. Sentimos que a História é o que costumava acontecer; não pode ser o que está acontecendo ao nosso redor aqui e agora. As coisas se acalmaram – perto de nós, pelo menos – e não conseguiremos mudar ou nos adaptar à mudança.
 
O mundo está sendo feito e refeito a cada instante. Portanto, qualquer um de nós tem uma chance teórica de ser um agente na História, em grande ou pequena escala. Há em nossa época a oportunidade de construir uma nova cidade tão linda quanto Veneza, mudar ideias tão radicalmente quanto o Renascimento, iniciar um movimento intelectual ou simplesmente fazer parte de uma nova onda de mudanças no escritório, no nosso jeito de viver e aceitar.

O presente tem toda a contingência do passado e é igualmente maleável, não deveria nos intimidar, mesmo com uma resistência inicial. O primeiro passo é aceitar que a mudança é inevitável. O próximo passo é aprender a acolher a mudança, concentrando-se e aproveitando ao máximo os aspectos positivos que ela cria. Deveríamos confiar em nosso poder de nos unirmos à corrente da História e mudar seu curso, mesmo que modestamente.

Texto: The Book of Life

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais