Voltar
Como Ter Melhores Conversas nas Festas de Fim de Ano

Como Ter Melhores Conversas nas Festas de Fim de Ano

Uma das maiores alegrias e dores desta época do ano – com suas inúmeras festas, encontros de trabalho, eventos sociais e reuniões em família – é como ela nos faz socializar com colegas, parentes e perfeitos desconhecidos. Nossa intenção hoje é te ajudar na arte de ter melhores conversas.
 
Mas o que faz uma conversa ser extraordinária?
 
A conversação é uma nutrição compartilhada e recíproca que permite que os humanos criem e troquem entre si confiança, sabedoria, coragem e amizade. É uma arte que precisa ser aprendida e praticada e seu alcance, constantemente expandido, ou se tornará atrofiado e repetitivo.
 
Se tivermos sorte, nestes próximos dias poderemos ter conversas fascinantes com pessoas com quem nunca teríamos nos conectado de outra forma, mas caso contrário, há o risco de ficarmos encostados no sofá surfando nossas redes sociais ou escutando alguém tagarelar infinitamente sobre sua rotina na academia…

Para evitar ficar preso numa conversa entediante preparamos algumas sugestões, começando por começos aventureiros de conversa…

– Você vive mais no passado ou no futuro?
– Em que momento o silêncio te atrapalhou ou te ajudou?
– O que te faz rir?
– Que conversa mais contribuiu para levar sua vida a uma direção inesperada?
– Qual a pergunta que você gostaria que te fizessem?

É útil entender o que torna uma conversa interessante. A primeira envolve apenas os detalhes comuns e superficiais de nossa vida – nossos planos, hábitos –, temas para “jogar conversa fora”. A última, enquanto isso, foca em nosso “eu” mais profundo: nossas emoções, lembranças e crenças essenciais. Até a discussão mais aparentemente rotineira pode ficar profunda através de uma única pergunta.

A vida é curta demais para conversas superficiais.

Nestas festas de final de ano, tenha conversas mais profundas e ouse fazer perguntas mais perspicazes.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento emocional 

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados