Voltar
O Desejo de Continuar Crescendo Emocionalmente

O Desejo de Continuar Crescendo Emocionalmente

Somos equipados com um ímpeto inato para o crescimento físico. Mas, muitas vezes, desconhecemos o nosso impulso, igualmente inato, poderoso e permanente, de crescer emocionalmente. Ao longo da vida – sem que isso queira dizer algo místico -, somos colocados em um caminho inevitável em direção ao desenvolvimento emocional… A não ser que sejamos impedidos por obstáculos internos ou externos.

Primeiros sinais da nossa maturidade emocional

Se observarmos, veremos que existe uma diferença conceitual entre esses dois impulsos. Podemos facilmente saber quando estamos completamente crescidos fisicamente. Mas é muito difícil definir quando atingimos a maturidade emocional.

É possível arriscar uma resposta dupla para esse dilema. Começamos a ser emocionalmente maduros quando desejamos uma conexão maior e mais profunda com nós mesmos, o outro e o mundo. Esse ímpeto também se manifesta no desejo de uma maior e mais profunda autoexpressão.

Todos temos o direito ao desenvolvimento emocional

Chamar esse aspecto emocional da natureza humana de impulso e igualá-lo com o do crescimento físico enfatiza o quanto ele é inegociável e, portanto, o poder que ele tem sobre nós. É tão errado, doloroso e sem sentido tentar impedir alguém de crescer emocionalmente quanto seria amarrar seus pés, impedindo essa pessoas de trilhar seus caminhos na vida.

O valor do crescimento emocional

Ao entender mais claramente quão básico e importante o impulso do crescimento emocional pode ser, nos tornamos melhor em reconhecer os sintomas das nossas frustrações e a lógica dos nossos desejos. Ganhamos muito em autoconhecimento e inteligência emocional. E, às vezes, quando o curso estável das nossas vidas for perturbado, poderemos estar mais prontos para explicar para nós mesmos e para aqueles que se importam com a gente o que pode estar por trás do nosso comportamento fora do comum. Afinal, enquanto honramos um dos lados mais vitais da natureza humana, que é o ímpeto interno de continuar nosso caminho em direção ao crescimento emocional, podemos ser um pouco difíceis e exigentes.

Seu próximo passo

Quase todas as boas ideias que circulam na The School of Life têm o objetivo de nos ajudar a identificar, acolher ou superar o que nos motiva ou nos perturba, guiando-nos a um sentimento que valorizamos muito: a realização. Elas estão em formato de livros, cards, jogos, aulas, workshops, vídeos no canal do YouTube e postagens nas nossas redes sociais.  

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados