Voltar
Diplomacia no escritório

Diplomacia no escritório

O prazo está chegando ao fim e uma pessoa da sua equipe não evoluiu muito na parte crucial do projeto designado a ele. Você está com vontade de se aproximar e insistir que ele imediatamente se esforce mais: Faça agora! A tentação para se tornar rígido e controlador é forte – e manter a rédea curta, sob sua vigilância se necessário, até ele acabar.

No entanto, há um problema enorme: suas exigências insistentes muito provavelmente minarão a capacidade de execução de seu colega. Ele se sentirá apressado e assediado, não conseguirá atingir o nível necessário de atenção e energia, cometerá erros. Igualmente significante é que ele se ressentirá: começará a ver você como um tirano a ser odiado em vez de um membro da equipe a ser auxiliado.
 
Quanto mais o trabalho exige o uso da mente, mais irritante a situação se torna. Quanto mais preocupada, oprimida ou ansiosa uma pessoa se sente, menos provável que os elementos criativos e delicados de sua mente sejam chamados à ação. Teoricamente, você poderia intimidá-la a realizar o trabalho – mas isto não será nada útil.
 
Desculpe entrar em contato, sei que posso parecer profundamente irritante e irracional. No entanto, queria saber como você está se saindo com o projeto. Seu trabalho é tão valioso que precisamos de você mais do que você possa perceber. Posso estar ansioso e talvez você tenha tudo sob controle, mas se puder tentar garantir que cumprirá (idealmente com folga!) o prazo que acertamos, ficarei muito mais tranquilo. Não é preciso dizer que estou muito grato – e profundamente ansioso por um contato seu assim que puder.
 
A estratégia e o vocabulário se originam de um lugar que não parece imediatamente ter alguma conexão com o escritório moderno: diplomacia internacional.  Ela recorreu a palavras como “possivelmente”, “talvez” e “quem sabe” para criar espaço para o consentimento livre (e não forçado) do outro. Usou elogio em vez de crítica e sugestão em vez de uma exigência intimidadora.
 
Em nosso pânico, tendemos a ficar rígidos e esquecer o que sabemos no íntimo. Nós mesmos não reagimos bem ao sermos incomodados. Em vez disso, é o sentimento de que somos amados, valorizados, reconhecidos e queridos que traz à tona o melhor em nossas capacidades cognitivas e constrói nossa motivação.
 

Pode parecer mais uma tarde frenética de segunda-feira, mas, na verdade, você está participando de uma luta honrosa e eterna: transformar uma verdade difícil em poderosa e atraente na mente complexa de outra pessoa.

Texto do The Book of Life

Para mais informações sobre a nossa aula de Diplomacia e outros eventos clique aqui: https://www.theschooloflife.com/saopaulo/calendario/

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais