Voltar
Conectando Liderança e Propósito

Conectando Liderança e Propósito

 O trabalho hoje em dia absorve grande parte das nossas vidas. Antes da era home office, passávamos mais tempo com os nossos colegas, do que com amigos e a própria família. Nos entregamos plenamente para as empresas, para os nossos projetos profissionais e fazemos isso com mais dedicação ainda quando estamos conectados com o bem maior da nossa entrega.

Bons líderes sabem a importância de fazer com que suas equipes se lembrem constantemente de seus propósitos no trabalho, conseguem motivar e levar as pessoas ao seu máximo potencial.

Boas organizações estão repletas de bons professores: pessoas que conseguem se lembrar da sensação de não saber algo e por isso estão verdadeiramente dispostas a guiar os interessados em evoluir. Em geral, esses líderes conseguem entender de que forma a empresa causa impactos positivos nas pessoas, na sociedade e no planeta, e consegue passar isso para quem está passando os melhores anos da sua vida ao seu lado nas trincheiras.

Entender essa raiz da boa liderança talvez seja um dos maiores desafios das nossas vidas profissionais. Afinal, hoje em dia, além das competências fundamentais relacionadas a uma posição de gestão, há a necessidade de um maior foco na inteligência emocional de si mesmo e dos liderados. Em muitos casos, uma boa liderança requer saber orquestrar e colocar em prática diferentes habilidades em uma única situação para que se consiga alcançar o melhor resultado de um projeto.

A grande questão é que a ação de usar mais a mente (e alma) do que o corpo exige de nós um esforço extra de interação contínua, criatividade, foco, confiança, empatia, calma e diplomacia, ou seja, muitas habilidades suscetíveis às nossas variações emocionais. Por isso, acreditamos que a qualidade de nossos esforços depende cada vez mais de estarmos sintonizados com uma sensação de significado, respeito, realização interna e encorajamento, algo muito parecido com um espírito de amizade.

Ao conseguir engajar os colaboradores nessa sintonia, o líder não terá deles apenas o seu tempo. Terá a certeza de que eles estarão colocando paixão no trabalho. Um dos aspectos mais cruciais da liderança é garantir que os membros da equipe sintam-se completamente comprometidos com a empresa. É uma questão de pensar com imaginação e usar a criatividade sobre como implementar ações que garantam de maneira efetiva a realização das equipes e, por consequência, dos clientes.

Texto: The School of Life

Confira nossos workshops sobre Liderança e Propósito aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais