Como Não Se Render à Procrastinação

mailchimp procrastinacao

Hoje, temos muitas pessoas trabalhando de casa e outras em escritórios bem diferente do que deixaram meses atrás. Àquelas propensas a procrastinar, não estar no ambiente ideal pode ser um desafio a mais para focar na conclusão de tarefas importantes.

Sabemos o quanto isso pode minar a nossa eficácia, por isso separamos seis sugestões para você não se render completamente à procrastinação. Você verá que elas não se aplicam somente ao trabalho. É perfeitamente possível colocá-las em prática em qualquer área da vida, inclusive nas atividades domésticas e em projetos criativos.

1. Uma forma de acabar com a resistência para iniciar uma tarefa desagradável é compará-la a atividades mais desafiadoras que você ou algum conhecido já precisaram enfrentar. Assim, a sua atual opção pode começar a parecer mais interessante.

2. Trabalhe offline o máximo possível; a internet, os e-mails e o celular são, basicamente, inimigos muito poderosos da produtividade.

3. Cronometre as atividades para manter o foco e descansar. Por exemplo, trabalhe por 15 minutos ininterruptos, faça uma pequena pausa de cinco minutos e retome uma nova jornada de mais 15 minutos de foco. Vá aumentando esse período de concentração até conseguir aderir a uma unidade de tempo que seja confortável.

4. Use um título provisório preciso para seus esforços: “Primeira Versão”; “Segunda Versão Um Pouco Melhor”. Não espere que seja o certo por muito tempo. Se é que um dia será. A busca pelo perfeccionismo muitas vezes se torna nossa inimiga.

5. Divida cada tarefa em etapas, defina um prazo de conclusão para cada fase, cumpra o planejado e acompanhe a sua evolução.

6. Se as ideias estiverem demorando a surgir, levante e vá fazer outra coisa. Costumamos ter nossas melhores ideias quando estamos fazendo algo que não está relacionado à atividade que exige nossa melhor inspiração.

Temos uma série de ferramentas para te ajudar a ter mais foco e eficácia. São cursos, workshops, livros, artigos do nosso site e vídeos no canal do Youtube.

Veja nosso calendário completo aqui

Recent entries