The School of Life para sua empresa

Oferecemos aulas e workshops para empresas, ajudando seus parceiros e clientes a terem vidas mais plenas e desenvolverem inteligência emocional.

Entre em contato

Resiliência

Resiliência é nossa habilidade – real ou percebida – de superar ou nos recuperar de situações difíceis, de dar a volta por cima dos problemas e entrar nos eixos outra vez.

Resiliência não é deixar para lá." Nós simplesmente não conseguimos fazer isso depois de muitos eventos da vida – e nem deveríamos querer. Resiliência é sobre seguir em frente, aceitar a perda e a mudança.

Nossa mentalidade – a forma como vemos ou abordamos o mundo e os problemas da vida – frequentemente determina nosso nível de resiliência e, portanto, como lidamos com mudanças e perdas.  Desenvolver a resiliência frequentemente requer mudar pensamentos e comportamentos habituais: fazer mais o que aumenta a resiliência e menos o que a diminui.

Um passo essencial é assumir a responsabilidade sem sermos duros demais com nós mesmos: sentir-nos mal sobre algo pode nos motivar a corrigir a situação ou a mudar para melhor, enquanto sermos duros demais pode, na verdade, impedir-nos de agir.

Para superar mudanças, tensões e obstáculos inevitáveis do mundo profissional, pessoas e empresas precisam de resiliência. Seu valor é inquestionável – uma meta-análise de diferentes estudos sugere que, quando os funcionários estão felizes e confiantes (independentemente de outros desafios que enfrentam), são 31% mais produtivos, geram 37% mais vendas e são três vezes mais criativos.

Neste workshop de duas horas, vamos:

•Considerar por que passar por mudanças pode ser tão difícil;

•Aprender a desenvolver uma mentalidade de crescimento, na qual obstáculos são vistos como experiências temporárias de aprendizado;

•Criar um “kit de ferramentas” com recursos para usar quando as coisas ficarem difíceis e aprender a desenvolver estratégias novas e mais úteis para lidar com esses momentos;

•Explorar como podemos adotar uma nova perspectiva sobre eventos difíceis.

Definição

Resiliência é a habilidade de aceitar perdas e mudanças e superar o estresse e os contratempos no trabalho.

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

As pessoas resilientes são capazes de se manterem com energia, saudáveis e produtivos ou retornar rapidamente a esse estado durante e após a exposição a eventos estressantes no trabalho. Elas aceitaram que toda mudança traz um pouco de perda e reconhecem a perda como parte natural de toda a vida profissional (e pessoal). A mentalidade de crescimento permite que eles se recuperem rapidamente após a perda. Suas estratégias para superar a perda e o estresse costumam incluir lembrar a si e aos outros de sucessos passados e considerar episódios estressantes como uma oportunidade para aprender.

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Os colaboradores com falta de resiliência são mais propensos ao esgotamento ou a sofrer gravemente com perdas e estresse no trabalho. Altos níveis de pressão os distraem do trabalho e diminuem sua capacidade de concentração. Eles podem ter dificuldades para desenvolver a consciência dos sinais físicos de estresse e cuidar adequadamente do corpo. Além disso, podem achar difícil deixar de lado o que se perdeu e se apegar ao passado, demorando muito tempo para se recuperar de fracassos.

“Não me julgue pelo meu sucesso, julgue-me por quantas vezes caí e voltei a subir.”

- Nelson Mandela