O Poder da Colaboração
O trabalho cada vez mais exige que façamos um esforço de empatia, aceitemos e celebremos diferenças e confiemos na especialização de pessoas que podemos não conhecer muito bem. A boa notícia é que, quando a colaboração funciona, traz benefícios tremendos.
A civilização é, em sua essência, um projeto profundamente colaborativo. A palavra grega para uma pessoa privada, alguém que decididamente só busca os interesses pessoais e não os públicos, é idiotes – a origem do nosso “idiota”. Foi Aristóteles quem disse que o ser humano é, por natureza, uma criatura social e política. Uma das coisas mais incríveis e significativas que fazemos juntos é colaborar. Portanto, deveríamos celebrar a colaboração – e demonstrar apreço por quem trabalha bem conosco.
Somente nos últimos dois séculos ou menos é que a colaboração complexa se tornou uma parte comum da vida profissional. O trabalho agora é mais intrincado e exigente psicologicamente, o que significa que a colaboração é um grande fator para um projeto ou uma empresa ser um sucesso. Além disso, devemos cada vez mais colaborar com pessoas que têm visões de mundo muito diferentes das nossas. Podemos ter de trabalhar durante meses com alguém do outro lado do oceano, ou em uma equipe formada por um programador, um vendedor, um redator, um designer gráfico e um estrategista de negócios.
O trabalho cada vez mais exige que façamos um esforço de empatia, aceitemos e celebremos diferenças e confiemos na especialização de pessoas que podemos não conhecer muito bem. A boa notícia é que, quando a colaboração funciona, traz benefícios tremendos. Colaborar não é apenas delegar. É quando todos unem seus diferentes pontos fortes e conseguem produzir algo maior do que o valor combinado de seus esforços individuais. Nem sempre é divertido ou pacífico, pode até ser bem difícil e haver conflito (que pode ser produtivo)!
Colaborar significa descobrir lentamente, por meio de perguntas e esforço, o que os outros pensam, sentem e podem trazer para o trabalho. Todos devem estar envolvidos, mas isso não significa que tenham de dar opinião sobre qualquer coisinha. Quando um grupo de pesquisadores conduziu um estudo global com mais de 3.500 líderes de negócios e TI em maio de 2009, concluiu que as empresas tinham obtido um retorno de 400 por cento sobre seus investimentos em colaboração (em tecnologia que ajuda a colaboração).
Nós nos comunicamos mal, achamos que entendemos o que os outros disseram (ou presumimos que tenham nos entendido) quando, na verdade, estamos em sintonias diferentes. Isso pode ter enormes consequências não intencionais. Evitamos conflito e, assim, grandes problemas não são discutidos diretamente, mal entendidos ocorrem e nenhum lado expressa totalmente o que pensa ou quer. Isso pode acontecer porque queremos que as pessoas gostem de nós, porque temos medo que as coisas saiam do controle, porque
achamos que a discórdia não pode ser gerenciada profissionalmente. Mas, acreditem, pode.
Durante este workshop, os participantes irão:
•Descobrir o que é e o que não é colaboração, e os benefícios da colaboração para a vida profissional e pessoal
•Entender a importância da colaboração para as empresas da era moderna
•Explorar os principais obstáculos emocionais para a colaboração entre pessoas e equipes, desde a dificuldade de entendimento mútuo, medo de compartilhar até a falta de confiança nas próprias opiniões
•Desenvolver estratégias para enfrentar estes obstáculos, e assim poder contribuir com a construção de um ambiente mais colaborativo