Café da Manhã de Boas Ideias: A Arte de Viajar para dentro

  • Evento Especial
  • Presencial
  • Autoconhecimento

Evento Online

Total

R$69

RENASCENÇA PSICODÉLICA: A ARTE DE VIAJAR PARA DENTRO

Estamos vivendo um momento histórico. As pesquisas sobre “Psicoterapia Assistida por Psicodélicos” (PAP) despontam na vanguarda do cuidado à saúde mental. Esse campo está em plena expansão e é fascinante. Os resultados são bem promissores para uma variedade de transtornos mentais.

Neste café de boas ideias, na nossa sede na Vila Madalena, vamos falar sobre como psicodélicos vêm sendo utilizados nessas pesquisas para promover profundas viagens para dentro. A ciência psicodélica vem indicando que viagens para dentro, em estados não ordinários de consciência, se realizadas em contextos com os devidos cuidados, podem catalisar autoconhecimento, alívio de sofrimento e um viver com mais significado.

Para entender sobre a ciência e a arte de viajar para dentro com substâncias psicodélicas, vamos falar sobre o que são os psicodélicos, seus efeitos comuns e potenciais riscos do uso dessas substâncias. Vamos fazer uma breve viagem no tempo, desde o uso ancestral dessas substâncias pela humanidade, em rituais para vivências espirituais e para fins de cura, até a descoberta pela ciência ocidental moderna do potencial terapêutico dessas substâncias e o florescimento das pesquisas clínicas com medicinas psicodélicas nas décadas de 50 e 60 (com dados muito promissores já naquela época para tratar diversos sofrimentos mentais) e a posterior criminalização do uso de psicodélicos por razões políticas e não baseadas em ciência interrompendo todo esse campo promissor de pesquisa.

Depois de quase meio século de proibição estamos vivendo a Renascença Psicodélica e ela vem sacudindo a Psiquiatria e a Psicoterapia. São dados muito promissores indicando que diferentes psicodélicos podem ser eficazes e seguros no tratamento de diversos problemas de saúde mental. Por exemplo, o uso de MDMA (“ecstasy”) para Transtorno de Estresse Pós Traumático; Psilocibina (“cogumelos mágicos”) para depressão resistente a tratamento, abuso de álcool, tabagismo e sofrimento em pacientes com câncer em estágio terminal; DMT (“Ayahuasca”) para depressão resistente a tratamento e dependência química; Cetamina para depressão resistente a tratamento e LSD (dietilamida do ácido lisérgico) para ansiedade associada a doença com risco de vida.

Conversaremos sobre como as viagens para dentro são promovidas no contexto das pesquisas em “Psicoterapia Assistida por Psicodélicos” e como uma viagem introspectiva, para ser terapêutica, é uma arte que depende de engajamento ativo do terapeuta e do viajante antes, durante e depois da viagem. Essa arte de saber viajar inclui, inclusive, discernir quando é hora de só confiar e deixar a viagem acontecer.

 

Programação
9h45 – Boas Vindas na TSOL
10h00 – Início
11h30 – Encerramento

 

Se inscreva na turma extra aqui.

Yara Nico

Yara Nico é Psicóloga e mestre em Psicologia pela PUC-SP. Possui mais de 20 anos de experiência como psicoterapeuta, docente de Psicologia e supervisora clínica.  Foi professora no Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, na PUC- SP, naUniversidade São Judas Tadeu e na The School of Life, em São Paulo. É uma das autoras do livro: “A depressão como fenômeno cultural na sociedade pós-moderna” (2016). Faz parte da primeira turma na “Formação em Pesquisa em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos”, do Instituto Phaneros. É uma estudiosa do tema comparticipação em encontros nacionais e internacionais sobre o tema. Nos últimos anos vem lecionando sobre o assunto Psicodélicos e Saúde Mental para profissionais de saúde mental. Além disso, é uma amante da arte de viajar. Como nômade digital passou os últimos 7 anos viajando. Conversar sobre viagens, para fora e para dentro, é uma paixão.