Para que serve a Filosofia
De longe, a filosofia parece estranha, irrelevante, chata – e, ainda assim, também um pouco intrigante. Para que realmente servem os filósofos? A resposta está na própria palavra ‘filosofia’: no grego antigo, philo significa “amor” e sophia quer dizer “sabedoria”. Filósofos são pessoas dedicadas à sabedoria, e ser sábio significa tentar viver – e morrer – bem. Na busca pela sabedoria, os filósofos desenvolveram um conjunto muito específico de habilidades: ao longo dos séculos, tornaram-se especialistas em muitas das coisas que tornam as pessoas não muito sábias.
Esta aula conduz por alguns dos principais filósofos e movimentos – Platão, Epicurus, Sêneca, Nietzche, Heidegger e Sartre, entre outros. Cada um oferece conselhos para nos ajudar a focar nos pontos em nossa vida nos quais a falta de sabedoria dói. De como fazer as perguntas certas, a como lidar com a frustração, a como ser livres, olhamos para a filosofia ocidental de um ponto de vista adequadamente prático.
PROGRAMAÇÃO
LOCAL
SOBRE AS AULAS
Nossas aulas foram concebidas para fornecer conhecimentos úteis acerca dos grandes temas da vida. Você será desafiado a pensar profundamente sobre os problemas que realmente importam em um espaço criado para o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências com outros indivíduos curiosos e de mente aberta.
Para descobrir mais sobre o que te espera quando você vem para uma aula ou workshop na School of Life, dê uma olhada dentro da nossa sala de aula de Londres (https://www.youtube.com/watch?v=PVqnad6ZNZ0&feature=youtu.be).
Essas sessões são projetadas por especialistas, ensinadas por membros do corpo docente da The School of Life e consistem em uma mistura de palestras, conversas e atividades em grupo.
Daniel Barros
Daniel Barros é médico formado pela FMUSP, com especialização o em psiquiatria pelo IPQ do Hospital da Clínicas, onde também realizou seu doutorado. Seu interesse pela interface entre a psiquiatria e a sociedade o levou a se graduar também em Filosofia pela USP. No IPq, além de coordenar a o setor de Psiquiatria Forense, tem atuado em divulgação científica em diversas mídias, como sua coluna no Portal Estadão e sua participação no programa Bem Estar, da Rede Globo. Com uma série livros publicados, já foi indicado ao Prêmio Jabuti (2014). Os últimos lançamentos são Pílulas de Bem Estar e O Lado bom do Lado Ruim.