Como Lidar com as Adversidades

  • Online
  • Workshop
  • Calma e Saúde Mental

Evento Online

Total

R$0


Inscreva-se

Saiba Mais

Todos sabem que a vida é repleta de adversidades: todos nós vivenciamos perdas, fracassos, frustrações e dor de diferentes formas. Esta condição é tão óbvia que raramente refletimos sobre o porquê de ser assim. A adversidade é inevitável. Não há nada que se possa fazer para escapar dela por completo.

 

Mas isso não significa que não possamos elaborar estratégias para reduzi-la ou administrá-la da melhor forma e longe de ser um pensamento negativo, é profundamente libertador. Desta maneira nos permitimos conquistar uma perspectiva realista sobre nós mesmos e sobre o que podemos fazer, de fato, para dar sentido – e tirar proveito das adversidades que enfrentamos em nossas vidas.

 

Ser realista diante da circunstâncias é o primeiro passo para mudá-las. Mesmo que as coisas possam nunca chegar a ser o que desejamos, com certeza pode mos melhorá-las.

 

Todos nós enfrentamos algum tipo de perda, decepção ou fracasso, mesmo que estejamos sempre cercados por riqueza e amigos. A reação mais comum a essas situações é segurar as pontas da melhor forma possível – alguns melhor do que outros – e seguir em frente.

Mas, essa nem sempre é a melhor opção.

 

Como podemos identificar nossas fortalezas e encontrar maneiras construtivas de encarar a adversidade; uma forma de aprender com a dificuldade do momento.

 

Através de exemplos da História, da literatura , da psicologia e da ciência, esse encontro nos mostra maneiras de reconhecer a adversidade como uma preciosa fonte de aprendizado que vai definindo nossa existência.

SE INSCREVA NA LISTA DE ESPERA AQUI.

 

Programação:
18.45 Boas vindas
19.00 Início da aula
21.30 Encerramento

Guilherme Spadini

Guilherme Spadini é médico psiquiatra e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes, com orientação em psicodrama, psicoterapia existencial e filosofia clínica. Como psiquiatra, interessou-se desde cedo pelos problemas da relação mente-corpo e do método fenomenológico em psicopatologia, levando a um mergulho profundo na filosofia, paralelamente à formação médica. Deu aulas sobre filosofia da ciência e desenvolvimento humano na Medicina USP por 12 anos, e é professor do curso de pós-graduação em psiquiatria forense do Instituto de psiquiatria da USP, onde leciona sobre livre-arbítrio.