Voltar
Pare de Cometer os Mesmos Erros

Pare de Cometer os Mesmos Erros

Uma das ideias mais estranhas e tentadoras da psicoterapia é a da “compulsão à repetição”. Isso nos diz que, como resultado de certos traumas que não foram devidamente compreendidos e não resolvidos, estaremos inclinados a continuar nos colocando de volta e, de fato, reencenando situações difíceis do passado que vão contra nossas necessidades emocionais.

 

Por exemplo, podemos continuar nos apaixonando por pessoas que nos fazem sofrer por serem distantes ou frias, confusas ou caóticas.

 

A psicoterapia nos aconselha a aprender a ver esses padrões e tentar quebrá-los: devemos perceber que estamos nos apaixonando por um parceiro ingrato após o outro ou sendo hipnotizados por um namorado injusto após o outro – e sair em busca de uniões mais gratificantes. No entanto, esta análise corre o risco de perder uma nuance importante.

Não estamos simplesmente procurando uma situação terrível e depois tentando repetir o mesmo caminho, no relacionamento a dois. Estamos tentando encontrar uma história familiar o suficiente para sermos atraídos por ela e, em seguida, chegar a um final diferente. O que nos leva a continuar repetindo uma história não é que ela seja desafiadora no começo, mas que não estamos conseguindo alterar o seu curso.

O que precisamos garantir é que, uma vez que tenhamos encontrado nosso padrão, consigamos colocá-lo na direção do bem, da liberdade e da luz nos relacionamentos amorosos.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento emocional.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados