Voltar
O verdadeiro papel do líder

O verdadeiro papel do líder

Um colaborador engajado é uma pessoa totalmente envolvida e empolgada com seu trabalho. Colaboradores engajados se importam com o futuro da empresa e estão dispostos a investir um esforço criterioso – fazendo mais do que a obrigação – para vê-la ter sucesso. 

No entanto, pesquisas sugerem que a maioria das pessoas está longe de se engajar no trabalho. 

Esses colaboradores essencialmente “se desligaram”, agindo como sonâmbulos durante o dia e dedicando tempo – mas não paixão – ao trabalho. Essas pessoas incorporam o que Jack Welch (chairman e CEO da General Electric entre 1981 e 2001) disse há muitos anos. Parafraseando: “Nunca confunda atividade com realização”. 

Por que é importante 

O engajamento dos colaboradores não está meramente correlacionado com os resultados finais, mas sim move tais resultados. Colaboradores engajados acreditam que podem fazer a diferença nas organizações para as quais trabalham. A confiança no conhecimento, nas habilidades e capacidades que as pessoas têm – em si mesmas e nos outros – é um potente previsor do comportamento e do desempenho subsequente. 

As pessoas são autorrealizadoras, querem atingir todo o seu potencial, e um bom líder as ajudará a conseguir isso. Bons líderes liberam o potencial humano. 

Considere as seguintes sugestões: 

i. Mostre aos colaboradores que você confia neles. (Liberdade) 

Seres humanos têm uma tendência profundamente enraizada para a reciprocidade. Acima de tudo, estudos mostram que demonstrar confiança é a forma mais eficaz de construí-la. 

ii. Ajude os colaboradores a ver e sentir como estão contribuindo. (Significado) 

As pessoas querem saber que sua contribuição importa e que elas estão colaborando para o sucesso de sua organização ou equipe de uma forma significativa. Ajude-as a ver como o contexto geral de seu trabalho afeta o mundo.

iii. Ofereça trabalho desafiador e significativo com oportunidades para progresso na carreira. (Desafio) 

Bons líderes desafiam os colaboradores, mas, ao mesmo tempo, instilam a confiança de que os desafios podem ser enfrentados. 

iv. Esclareça suas expectativas e dê feedback. (Utilidade) 

Líderes excepcionais dão reconhecimento, e muito: incentivam frequentemente, ajudam aqueles que lideram a ver como podem ser mais prestativos à equipe e à organização e dão reconhecimento quando isso é bem feito. 

v. Mostre aos colaboradores que você os valoriza. (Reconhecimento) 

Dedique um tempo a fazer conexões individuais com as pessoas. Lembre a si mesmo daquelas de quem você depende para atingir suas metas, agradeça a elas e reconheça seu valor. 

Os cinco “ingredientes” do engajamento listados acima ajudarão você a revelar os suportes emocionais por trás das maiores histórias de sucesso.

 

Veja aqui nosso calendário completo e mais sobre o workshop de Liderança.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais