09/17/2021
Autoconhecimento
O que todos nós estamos procurando?
Quando se trata dos nossos sonhos, cada um de nós parece estar procurando coisas bem diferentes. Alguns correm atrás de uma antiga ambição – virarem autores famosos, pianistas ou colecionadores de algum item que gostam muito. Outros procuram a pessoa ideal para formar uma família. Há aqueles que aspiram muito luxo e riqueza, enquanto outros anseiam pela simplicidade modesta. Já outras pessoas podem estar atrás de estados emocionais em particular: ficar mais calmas, menos tímidas ou mais presentes no mundo.
Ainda assim, embora nossos sonhos pareçam diferentes na superfície, no fundo todos nós queremos, basicamente, a mesma coisa. Procuramos por algo que os gregos chamavam de eudaimonia, um termo que pode ser traduzido como “realização” ou “prosperidade”. É a noção de que atingimos nosso propósito na vida; de que nossa combinação particular de talentos e paixões atingiu seu fim mais ideal. É sentir que encontramos nosso lugar de direito no cosmos.
Atingir a eudaimonia não é uma tarefa simples: a maioria das pessoas passará a vida nessa busca. Mesmo assim, é mais provável que ela renda frutos se começamos a investir em duas áreas essenciais: autoconhecimento e resiliência. Ou seja, a encontraremos ou chegaremos mais próximos dela ao ganhar uma conscientização mais profunda das fontes pessoais de significado, enquanto construímos a força emocional necessária para atingi-lo.
Texto: The School of Life
Veja nosso calendário completo aqui.