Voltar
O que é a Terapia Psicodélica

O que é a Terapia Psicodélica

Existe uma forma de terapia que é, neste momento, ilegal na maioria dos países do mundo, mas que se tornará uma forma dominante de fazer terapia nos próximos anos e pode ser o principal caminho pelo qual muitas pessoas se curarão de seus traumas.

 

A razão pela qual a terapia psicodélica provavelmente se mostrará tão importante é que ela tem o poder de superar o que impede a maioria das terapias que conhecemos hoje em dia, de serem totalmente bem-sucedidas.

 

A tese fundamental da psicoterapia é que adoecemos porque há coisas dentro de nossa mente que não conseguimos enfrentar, sentir e pensar — ​​e que residem no inconsciente, de onde surgem perturbações viciosas (sintomas, neuroses, histeria ) para os nossos eus conscientes.

 

Classicamente, a tarefa da terapia é fornecer um fórum seguro e acolhedor no qual o paciente possa se sentir relaxado o suficiente para deixar o terapeuta entrar em sua imaginação e então dar sentido aos nós e problemas que existem ali.

 

Isso parece importante, mas há um problema enorme. A maioria das pessoas é totalmente incapaz – quando se trata disso – de baixar a guarda o suficiente para dizer ao terapeuta o que quer que esteja sentindo. A terapia – e as possibilidades de cura – são interrompidas por nossas próprias defesas.

É aqui que as substâncias psicodélicas oferecem esperança. Um composto químico como o MDMA não altera a consciência de forma simples. Não, como vinho ou vodka, que coloca alguém em um estupor relaxado. Mantém a mente altamente alerta e com os olhos claros, ao mesmo tempo em que elimina os mecanismos de repressão. Permite pensar e sentir, mas também não ter medo ou inibição.

 

A mente pode se sentir corajosa o suficiente para ir a lugares que normalmente evitaria. Além disso – por razões ainda desconhecidas dos cientistas – dá à pessoa um apetite de auto-exploração (quando feito no ambiente certo, em uma sala silenciosa, com música, vendas e geralmente a presença de um terapeuta gentil e curioso). Damos a nós mesmos a chance – que poderíamos ter evitado por muitos anos – de pensar sobre aspectos complicados de nossa psique que precisam de nossa atenção. Podemos nos deparar com uma forte necessidade de refletir sobre um período da infância, uma figura de nosso passado ou uma dificuldade sobre a qual mal havíamos pensado.

 

Ao mesmo tempo, por estarmos desinibidos, não nos importamos em compartilhar o material. Podemos escrevê-lo, falar no nosso telefone ou contar ao terapeuta. Desta forma, podemos trazer à tona um tipo raro de minério psicológico, puro, não distorcido e conectado com todos os nossos principais sintomas neuróticos.

 

Atualmente, o MDMA é ilegal em todo o mundo – e só pode ser experimentado em certos ambientes clínicos seguros – mas mantém a promessa de que um dia fará a psicoterapia funcionar tão bem quanto sempre deveria ter feito.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados