Voltar
O Medo de Ficar Sozinho

O Medo de Ficar Sozinho

Ficar sozinho talvez seja um dos nossos maiores medos. Para algumas pessoas, ele pode aparecer até mesmo à frente do temor de ficar doente, passar por uma crise financeira ou ter a reputação abalada.

Pagamos um alto preço por esse receio. Ele nos prende em relações inadequadas e insatisfatórias, faz com que fiquemos totalmente à mercê das necessidades dos outros e nos condena a uma vida de autonegação e mediocridade. Tudo porque nosso pavor de acabarmos sem amigos e sem amor é mais profundo do que a nossa infelicidade.

As vantagens de estar sozinho

No entanto, a solitude é um ingrediente vital para o nosso desenvolvimento. Só podemos nos conhecer verdadeiramente ao passarmos algum tempo em nossa própria companhia. Devemos superar nosso medo da solidão e vê-la não como um estado de purgatório, mas sim de crescimento emocional.

“Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Amo ficar só. Nunca encontrei melhor companhia do que a que a solitude me proporciona.”

– Henry David Thoreau, A Vida nos Bosques

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo e a próxima turma da aula As Vantagens de Estar Sozinho aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais

Veneração ao Sol

Imagine um dia ensolarado, em que muitas pessoas, ao saírem de casa, perceberão um brilho diferente na luz, uma suavidade no ar, que pode gerar uma onda de esperança e…

Saiba Mais