Voltar
Descobrindo nossas Ambições no Trabalho

Descobrindo nossas Ambições no Trabalho

encontrando ambicoes trabalho blog tsol

Quando falamos sobre autoconhecimento, estamos nos referindo a um tipo particular de conhecimento – em geral, emocional ou psicológico. De muitas maneiras, o fato de não nos conhecermos pode virar um obstáculo para a nossa prosperidade no trabalho. Em geral, temos poucos anos para pensar em uma resposta convincente sobre o que queremos fazer da vida. Além disso, sempre que estamos pensando nisso, precisamos fazer uma pausa para arrumar um trabalho para ganhar dinheiro suficiente para sobreviver ou atender às exigências que a sociedade tem quanto à nossa produtividade.

Sem o autoconhecimento, somos vagos demais sobre nossas ambições, não sabemos o que fazer da vida e – como o dinheiro tende a ser uma prioridade – nos trancamos em uma gaiola da qual talvez levemos décadas para sair. Ao pensarmos em aspirações, esperanças e o que seria bom fazer, temos uma tendência muito forte em acabar dizendo coisas como: 

  1. Quero ajudar outras pessoas; 
  2. Quero fazer algo importante; ou
  3. Quero ser criativo(a).


As declarações podem ser verdadeiras e os sentimentos, admiráveis. O problema é que elas são vagas, não apontam para nenhuma direção específica, não guiam as ações e nem nos ajudam muito a tomar uma decisão. Essa indefinição é um sinal da dificuldade que temos com o autoconhecimento. Ela mostra que, em algum aspecto importante da vida, ainda não nos conhecemos muito bem.  


Como melhoramos o autoconhecimento com relação a nossas ambições? A chave aqui é sermos específicos, como propõe o seguinte exercício:  

  1. Mencione algumas pessoas que você inveja ou admira – não importa quão grandiosa ou inaceitável ela seja. Talvez você não queira ser exatamente como ela, apenas gostaria que ela te ensinasse algo.  
  2. Passando de pessoa para característica, analise o que exatamente você admira nessas pessoas.  
  3. Como essas qualidades podem estar mais presentes em sua vida e o que mais pode ser feito com isso. 

Texto da The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados