Voltar
Como Tomar Uma Decisão Difícil Com a Ajuda de Kierkegaard

Como Tomar Uma Decisão Difícil Com a Ajuda de Kierkegaard

O filósofo Soren Kierkegaard (1813-1855) era fascinado pelo tema elementar da escolha.

Ser humano é constantemente precisar fazer escolhas e, ainda assim, também precisar fazê-las com base em evidências lamentavelmente incompletas.
Em seu livro, “Ou Isso ou Aquilo”, publicado pela primeira vez em Copenhague em 1843, ele admitiu que podemos fazer muita coisa para esclarecer nosso pensamento e diminuir a chance de agir contra nossos interesses mais profundos.
No entanto, a certa altura, também existe uma necessidade de enfrentar uma realidade que, depois que a aceitamos totalmente, também pode provocar uma constatação notável:
a de que o que fizermos estará, de alguma forma, levemente errado.

Qualquer passo que dermos nos levará a alguns arrependimentos. Podemos deixar alguém e sofrer; podemos ficar e sofrer. Podemos focar em nossa carreira – e ainda assim sofrer. Simplesmente não temos o luxo de poder nunca perder algo.
Kierkegaard afirmava que qualquer escolha nos bloqueará de outras escolhas nas quais certas formas de felicidade podem ser encontradas; estamos condenados a sentimentos de ter perdido nossas melhores oportunidades.
Ele tentava tirar o amargor da tragédia através de litros de humor. Devemos acompanhá-lo em sua saudação:
“Case e você se arrependerá; não case e você também se arrependerá; casando ou não casando, você se arrependerá de qualquer forma; Ria das loucuras do mundo, você se arrependerá; chore par elas, você se arrependerá também. Isto cavalheiros é a essência da filosofia”.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados