Voltar
Como superar a timidez

Como superar a timidez

A falta de confiança frequentemente é reduzida a algo que chamamos de timidez, mas, abaixo da superfície dela, pode haver algo mais surpreendente. Sofremos de uma desconfiança de nós mesmos que nos dá a sensação de que as outras pessoas sempre terão bons motivos para não gostar da gente, questionar nossos motivos e até nos zombar. Então, ficamos com medo do mundo, falamos em voz baixa, não ousamos aparecer em encontros e temos pavor de ocasiões sociais. Nossa timidez, muitas vezes está enraizada em uma sensação de que não devemos estar naqueles lugares, que não somos merecedores. 

Pagamos um preço desnecessariamente alto por nos contermos com pessoas que poderiam ter aberto o coração, caso tivéssemos dado oportunidade. Nós nos agarramos com força demais a nossas limitações. O menino cheio de espinhas não descobre que compartilha com a menina mais bonita da escola o senso de humor e uma relação dolorosa com o pai; o advogado de meia-idade nunca descobre o amor por foguetes que tem em comum com o filho de oito anos do vizinho.  

A timidez se baseia em um conjunto de ideias sobre o mundo que são eminentemente receptivas a mudança através de um processo racional, porque se baseiam em alguns erros de pensamento comoventemente maleáveis. A boa notícia é que podemos mudar essa percepção e aprender a levar uma vida melhor. Com a confiança, autocompaixão e boas conversas podemos aprender a superar a timidez.  

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais