Voltar
Como ser um monge moderno 

Como ser um monge moderno 

A vida em um monastério, com todos os seus rituais existem no mundo inteiro há muitos séculos, mas é algo improvável de passar pela nossa mente nos dias de hoje.
Ainda assim, de uma forma limitada, mas significativa e muito inesperada, talvez queiramos nos tornar mais parecidos com monges, porque, em sua essência (se removermos a teologia elaborada), o monasticismo aponta para um ideal comovente: a possibilidade de unir simplicidade e dignidade. Ele funde apresentação externa minimalista com beleza e elevação espiritual.
Em uma boa vida monástica, a comida pode ser simples, mas é nutritiva e preparada cuidadosamente; o quarto de um monge pode ser quase vazio, mas os móveis são bem feitos; as áreas comuns são contidas, mas elegantes; os monges têm pouco ou nenhum dinheiro, mas seus dias são tranquilos, focados e bem organizados. Em vez de se sentirem humilhados por suas posses modestas, quartos pequenos e sem enfeites e falta de riqueza pessoal, os monges têm uma convicção profunda da legitimidade e do valor de sua existência.

A atração desta simplicidade monástica é que ela tem um motivo positivo, não um negativo. Em vez de abrir mão tristemente dos confortos da vida, como podemos esperar, o objetivo é buscar deliberadamente o que nos realmente interessa, ajuda ou empolga – e simplificar aos poucos nossa vida para deixar que o que realmente importa venha a tona.
O conhecimento sólido de nosso propósito é nosso guia para diminuir a complexidade da nossa vida.
O passo crucial rumo a uma vida mais simples não é nos livrarmos de coisas materiais, como podemos inicialmente supor, mas nos aprofundarmos através de mindfulness, autoconhecimento e muitos questionamentos, quais são nossos verdadeiros anseios e que objetivos temos. A simplicidade não é tanto ter uma vida com poucas coisas e compromissos, mas sim uma vida com as coisas certas e necessárias, propícias à nossa prosperidade. Nossas vidas parecerão – e serão – mais simples quando sondarmos nossa mente e conseguirmos seu insight mais precioso e secreto: o conhecimento sobre o que realmente queremos.
Saiba mais sobre o curso online de Mindfulness em 4 Semanas e o nosso calendário completo aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados