Voltar
Como ser um monge moderno 

Como ser um monge moderno 

A vida em um monastério, com todos os seus rituais existem no mundo inteiro há muitos séculos, mas é algo improvável de passar pela nossa mente nos dias de hoje.
Ainda assim, de uma forma limitada, mas significativa e muito inesperada, talvez queiramos nos tornar mais parecidos com monges, porque, em sua essência (se removermos a teologia elaborada), o monasticismo aponta para um ideal comovente: a possibilidade de unir simplicidade e dignidade. Ele funde apresentação externa minimalista com beleza e elevação espiritual.
Em uma boa vida monástica, a comida pode ser simples, mas é nutritiva e preparada cuidadosamente; o quarto de um monge pode ser quase vazio, mas os móveis são bem feitos; as áreas comuns são contidas, mas elegantes; os monges têm pouco ou nenhum dinheiro, mas seus dias são tranquilos, focados e bem organizados. Em vez de se sentirem humilhados por suas posses modestas, quartos pequenos e sem enfeites e falta de riqueza pessoal, os monges têm uma convicção profunda da legitimidade e do valor de sua existência.

A atração desta simplicidade monástica é que ela tem um motivo positivo, não um negativo. Em vez de abrir mão tristemente dos confortos da vida, como podemos esperar, o objetivo é buscar deliberadamente o que nos realmente interessa, ajuda ou empolga – e simplificar aos poucos nossa vida para deixar que o que realmente importa venha a tona.
O conhecimento sólido de nosso propósito é nosso guia para diminuir a complexidade da nossa vida.
O passo crucial rumo a uma vida mais simples não é nos livrarmos de coisas materiais, como podemos inicialmente supor, mas nos aprofundarmos através de mindfulness, autoconhecimento e muitos questionamentos, quais são nossos verdadeiros anseios e que objetivos temos. A simplicidade não é tanto ter uma vida com poucas coisas e compromissos, mas sim uma vida com as coisas certas e necessárias, propícias à nossa prosperidade. Nossas vidas parecerão – e serão – mais simples quando sondarmos nossa mente e conseguirmos seu insight mais precioso e secreto: o conhecimento sobre o que realmente queremos.
Saiba mais sobre o curso online de Mindfulness em 4 Semanas e o nosso calendário completo aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais

Veneração ao Sol

Imagine um dia ensolarado, em que muitas pessoas, ao saírem de casa, perceberão um brilho diferente na luz, uma suavidade no ar, que pode gerar uma onda de esperança e…

Saiba Mais