Voltar
Como estabelecer limites

Como estabelecer limites

Com um pouco de coragem, podemos aceitar gradualmente o fato de que podemos ser dignos de respeito e admiração e, ao mesmo tempo, sempre que a ocasião exige, dizer um caloroso, mas definitivo, “não”.

É preciso humildade para aceitar o quanto somos ruins na arte de definir limites. Podemos já ter gasto boa parte de nossas vidas em uma relação essencialmente passiva com as infrações cotidianas cometidas por pessoas próximas a nós, mas não somos um pedaço de destroço inútil flutuando no rio dos desejos dos outros: temos inteligência e direção, o preço a pagar pelo afeto não é a complacência.

Definir um limite envolve informar aqueles ao nosso redor um conjunto de “regras” objetivamente razoáveis que precisamos que eles sigam para nos sentirmos respeitados e felizes – e fazer isso de uma maneira que transmita acolhimento e força. Isso pode significar dizer a um gerente que não responderemos a e-mails nos finais de semana… ou informar a um colega que, embora queiramos ajudar, simplesmente temos coisas demais acontecendo e não podemos separar um tempo.

Um dos motivos para nossas vidas profissionais serem tão movimentadas e cansativas é que esquecemos uma arte que parece estranha, mas é crucial: a de estabelecer limites.

 

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados