Voltar
As Lições do Estoicismo

As Lições do Estoicismo

Os estoicos são os pensadores ideais para o período em que estamos vivendo. Eles tinham consciência de que, às vezes, as coisas podem não acontecer como idealmente gostaríamos, seja por decisão consciente de nós mesmos ou tomada por pessoas ou situações poderosas ou fora do nosso alcance, que podem estragar nossos planos. Precisamos internalizar isso.

Era missão dos estoicos buscar entender como poderiam lidar com o caos. Eles queriam ser menos vulneráveis, se abalar menos com as adversidades. As boas ideias deles nos oferecem uma correção intrigante e valiosa à hipótese de que tudo ficará bem, que podemos fazer tudo e ter tudo e nos convidam a entrar na busca por ordem, calma e razão em um mundo difícil.

A The School of Life acreditamos na força da resiliência e no poder do Mindfulness para viver melhor no dia a dia. Em todos os nossos cursos, workshops, livros ou cards você sempre vai encontrar alguns dos princípios mais importantes dos estoicos. 

SUPERE AS ADVERSIDADES 

A forma como lidamos com tempos difíceis é o que determina nosso verdadeiro valor. Então, não deveríamos julgar as pessoas segundo a capacidade delas de prosperar em tempos normais; muita coisa depende da sorte e dos caprichos da circunstância. 

Outro ponto a observar é que, frequentemente, presumimos que a vida ficaria impossível para nós muito antes que ela realmente fique. Mas a realidade é que somos perfeitamente capazes de lidar com as adversidades. 

ACOLHA A SUA ANSIEDADE

A validação comum oferecida a quem está mergulhado na ansiedade é alegar que, no final das contas, tudo ficará bem. No entanto, os estoicos propunham o oposto. Em vez de nos iludirmos com histórias animadoras, é muito melhor aceitar com coragem as piores possibilidades. 

Quando encaramos nossos medos e imaginamos como poderia ser a vida se eles se realizassem, podemos chegar a uma conclusão libertadora: sempre encontraremos uma forma de lidar com os contratempos. 

ALIVIE A FÚRIA 

Na análise estoica, a raiva é causada pela colisão violenta entre esperança e realidade. Não gritamos toda vez que algo desagradável acontece conosco. Essa reação só se manifesta quando o acontecimento é inesperado. Então, para sermos mais calmos, devemos aprender a esperar muito menos da vida. 

Partindo desse princípio, os mais sábios devem pretender atingir um estado de consciência em que pessoas e acontecimentos desagradáveis são previstos e, assim, se expõem a menos dor. 

AMPLIE AS PERSPECTIVAS 

Os incidentes de nossas vidas dominam nossa percepção do mundo. Em geral, do nosso estreito ponto de vista, nossos problemas assumem um significado enorme, distorcendo nossa visão da realidade. 

Os estoicos tentaram mudar essa nossa perspectiva. Como excelentes astrônomos, eles recomendavam que todos os estudantes de filosofia contemplassem os céus. Na ideia deles, adaptar uma visão cósmica é perceber que, felizmente, nada que acontece conosco ou que façamos tem alguma consequência duradoura na grandiosa estrutura do universo.

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário de aulas aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados