Voltar
As Girafas e o Encantamento

As Girafas e o Encantamento

Podemos ficar tristes porque achamos que sabemos tudo e que tudo se tornou comum e previsível. Perdemos a capacidade de nos surpreender. No entanto, o mundo é sempre mais estranho e surpreendente do que imaginamos, mesmo em nossos piores momentos de desânimo.

 

Zhu Di, o terceiro Imperador da dinastia Ming (1402 a 1424), estava cansado de seu papel de intermediário entre o céu e a terra. Ele já tinha mil amantes, conquistado o Vietnã e encomendado a Enciclopédia Yongle, o maior livro sobre a história da civilização chinesa. Mesmo assim, ele estava desanimado e decidiu fazer algo inédito: enviou navios para explorar o mundo.

 

Os governantes chineses geralmente achavam que seu país era o melhor e não sentiam necessidade de explorar outros lugares. Mas Zhu Di pediu ao eunuco Almirante Zheng He para explorar terras distantes. Com um orçamento quase ilimitado, Zheng He construiu uma grande frota e, após um banquete com sacrifícios a Tianfei, a deusa dos marinheiros, partiu para sua expedição.

 

Os navios pararam em lugares como Brunei, Java, Tailândia, Ceilão, Índia, Arábia e África, incluindo Hormuz, Lasa, Aden, Mogadíscio, Brava, Zhubu e Malindi. O Almirante trouxe de volta presentes e tesouros, como manuscritos, esculturas, roupas, ouro e especiarias. De tudo o que foi apresentado o Imperador ficou especialmente encantado com uma girafa.

 

 

Todos nós já tivemos a mesma sensação de encantamento que o Imperador Zhu Di quando vimos uma girafa pela primeira vez. Em algum momento, paramos de nos maravilhar com as girafas e com muitas outras coisas. E o mundo parece familiar e monótono.

 

As girafas e muitas aspectos do mundo ainda são estranhos e maravilhosos. O mundo não é monótono; apenas por vezes deixamos que a tristeza diminua nossa capacidade de alegria. Quando estivermos tristes, devemos lembrar que o mundo ainda está cheio de coisas maravilhosas, como as girafas, e que elas nos lembram de manter um olhar renovado, ser criativos e buscar novas oportunidades e razões para continuar.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento profissional e emocional.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados