Voltar
A Mãe Filosófica

A Mãe Filosófica

Nossas sociedades têm uma relação extremamente sentimental com a maternidade – e, portanto, involuntariamente de muita cobrança. É uma visão que se concentra nos pontos altos, editando os problemas com habilidade. Na The School of Life, acreditamos que se deve aceitar de bom grado e sem culpa que, é claro, ser mãe (e pai) é maravilhoso e difícil, recompensador e exaustivo, emocionante e, às vezes, extremamente entediante. Nenhuma sociedade moderna já foi completamente sincera sobre essa profunda e estranha dualidade.

Precisamos reconhecer e avaliar de maneira muito mais indulgente e generosa os desafios de se criar filhos, encontrando uma maneira suave de manter a tranquilidade em torno de uma das tarefas mais árduas – e no entanto mais profundamente gratificantes – do mundo.

 

A Mãe Suficientemente Boa

Donald Winnicott, psicanalista inglês de meados do século 20 especializado em trabalhar com pais e filhos, ficou desconcertado com a frequência com que recebia em seu consultório pais profundamente decepcionados consigo mesmos. Eles sentiam estar falhando como pais e, como resultado disso, se odiavam profundamente. Sentiam-se envergonhados pelas brigas ocasionais, as explosões de raiva, os momentos de tédio junto ao próprio filho, os muitos erros. Eram assombrados por uma variedade de questionamentos ansiosos: estamos sendo severos demais, lenientes demais, protetores demais, protetores de menos? O que chamou a atenção de Winnicott, no entanto, era que aquelas pessoas quase sempre não eram maus pais. Conforme algum padrão ideal fantasioso, não eram mães e pais perfeitos, mas eram – como ele veio a estabelecer, com maestria – “suficientemente bons”.

E, estranhamente, uma mãe suficientemente boa é ainda melhor do que perfeita, porque a criança viverá o resto da vida em um muito muito imperfeito. Não conseguimos continuar se dependermos daqueles que nos rodeiam, vivendo de acordo com os mais elevados ideais imagináveis. A mãe suficientemente boa às vezes fica furiosa, estúpida, um pouco injusta, um pouco cansada ou um pouco deprimida. Haverá atrasos, confusões, erros, explosões de irritação – e sempre (ou quase sempre, o que é suficiente) uma base de profundo amor e boas intenções.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais