Voltar

 A Arte de Manter uma Performance Sustentável

Na School of Life, defendemos que o descanso não é algo que só deve acontecer após a conclusão do trabalho, mas sim que ele faz parte do processo. É o descanso que permite que um trabalho seja bem-feito.

 

Em nosso workshop Alta Performance sem Burnout, exploramos o princípio da oscilação e dos limiares saudáveis de estresse, de forma a compreendermos (e respeitarmos) nosso próprio desempenho. Da mesma forma que músculos aumentam de tamanho e ganham força através de ciclos de estresse e recuperação, nossa resiliência mental e emocional pode (e deve) ser treinada.

 

No entanto, em muitos locais de trabalho, o descanso ainda é tratado como algo descartável, sinal de indulgência, ou até mesmo fraqueza. Essa mentalidade antiga pode até entregar bons resultados no curto prazo e em casos de emergência, mas, por não ser sustentável, com o tempo se revela contraproducente e adoecedora.
É preciso entender que, no trabalho, existem quatro fontes principais de energia:

 

  • Física – sono, atividade física, boa alimentação
  • Emocional – relacionamentos, bom humor, empatia
  • Foco mental – sobrecarga de informações, clareza
  • Propósito – senso de significado e alinhamento com valores

Pessoas que apresentam um alto desempenho constante não apenas se esforçam muito para extrair o melhor dessas fontes, como também buscam recuperar bem cada uma delas.

 

Peça para sua equipe refletir: neste momento, em quais dessas fontes está a nossa sobrecarga? Quais não estamos conseguindo recuperar de forma adequada? Individualmente falando, qual poderia ser um pequeno hábito que você poderia desenvolver para descansar melhor e recuperar adequadamente essas fontes?

 

Esse processo de avaliação é fundamental para compreendermos qual é a maior barreira ao descanso em nossa cultura de trabalho, assim como que tipos de descanso são respeitados e que tipos ainda são discretamente mal-vistos ou até mesmo negligenciados.

 

Descanso significa recuperação, e isso não é o oposto de desempenho. É o que o torna sustentável.

 

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados