Arte Como Terapia
Para que serve a arte? Essa é uma pergunta que muitas vezes não ousamos fazer, porque parece que todo mundo já sabe a resposta. Quando bem escolhida, uma obra pode nos ajudar a recuperar a esperança, dignificar o sofrimento, desenvolver empatia, rir, nutrir uma sensação de comunhão com os outros e recobrar um senso de justiça e idealismo. Nesta aula, pedimos à arte que faça algo por nós: ajudar-nos a viver uma vida melhor
“ A arte existe porque a vida não basta “ Ferreira Gullar
A Aula Arte Como Terapia é uma extensão da crença da The School of Life nos benefícios terapêuticos da arte e da cultura e como elas podem nos ajudar a viver uma vida mais plena, autoconsciente, vulnerável e verdadeira. A conexão com uma obra de arte bem escolhida pode ter um efeito poderoso em muitos de nossos problemas.
Existe um amplo consenso atual relacionado ao nosso inédito momento de vida, do papel fundamental que a arte tem desenvolvido em nosso dia a dia. Pensamos especialmente nesta aula e na importância de demonstrar de forma ainda mais ampla a relevância da arte como terapia para um maior público possível.
Nesta aula propomos uma reformulação do propósito que algumas obras de arte de diversos gêneros e idades podem ter revelando seu potencial terapêutico latente como ferramenta de ajuda na resolução das grandes questões da nossa vida individual.
Esta aula é inspirada no livro de Alain de Botton e John Armstrong “Art as Therapy” – eles acreditam firmemente que a arte pode nos ajudar com nossos dilemas mais íntimos e comuns, perguntando: O que posso fazer sobre as dificuldades nos meus relacionamentos? Por que meu trabalho não é mais satisfatório? Por que outras pessoas parecem ter uma vida mais glamourosa? Por que a política é tão deprimente? A arte também é um veículo pelo qual conseguimos fazer coisas como recuperar a esperança, dignificar o sofrimento, desenvolver empatia, rir, questionar e nutrir uma sensação de comunhão com os outros, mesmo à distância.