The School of Life para sua empresa

Oferecemos workshops presenciais ou virtuais para empresas, ajudando o seu negócio a prosperar com o desenvolvimento de 20 habilidades emocionais para colaboradores, clientes e liderança.

Entre em contato

Apoio

Apoiar os outros e escutar com atenção (mas não sem critérios) a seus sinais de angústia nos permite dar os melhores conselhos sobre como enfrentar seus desafios. Isso se torna mais importante ainda em épocas de crise mundial, como a que estamos vivendo agora, onde o trabalho se tornou remoto e a equipe precisa se sentir apoiada. A habilidade de ser corretamente apoiador é crucial ao liderar equipes, conectar-se com colegas e entender clientes.

Quando pessoas não se sente apreciadas, ficam negligenciadas, ou são tratadas de forma rude ou injusta, provavelmente não serão completamente produtivas e eficazes. Apoiar colegas e especialmente aqueles que gerenciamos se tornou, portanto, uma habilidade muito importante.

Uma das maiores razões para as pessoas não se sentirem apoiadas no trabalho não tem a ver com salário, título ou fazerem as coisas do jeito delas. Em vez disso, muitas vezes a razão é que, quaisquer que sejam os desafios (ou mesmo sucessos) que elas estejam tendo no trabalho, elas não sentem que seus colegas, supervisores ou chefes estão ouvindo. Então, é importante não só ouvirmos os outros (mesmo quando pensamos que sabemos o que eles têm a dizer ou mesmo quando pensamos que não há nada útil para nós no assunto em questão), mas também responder de uma forma que mostre que nós estamos genuinamente considerando o que a outra pessoa está dizendo. Para fazer isso, nós podemos praticar a e escuta ativa, precisamos nos mostrar disponíveis e dar feedback também.

 

Nesse workshop de duas horas, vamos:

•  Praticar ouvir de uma forma perspicaz e emocionalmente encorajadora


•  Aprender a arte de perguntar questões profundas que demonstrem curiosidade e humildade


•  Considerar a arte de quando e como oferecer conselhos e críticas


•  Considerar as formas de demonstrar disponibilidade e apoio através de ações tanto quanto de palavras


 

Definição

Apoio é a habilidade de demonstrar disponibilidade, presença e valorização pelo trabalho e as necessidades dos outros com o objetivo de construir melhores relações de trabalho com colegas e clientes.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Os colaboradores que oferecem apoio costumam ser extremamente respeitados entre as pessoas no local de trabalho. Eles conscientemente arranjam tempo para se reunir com os colegas e escutam suas preocupações ativamente. Isso geralmente se reflete em um ambiente de equipe positivo e descontraído, com confiança mútua e alta motivação. Líderes que oferecem apoio costumam gerar níveis tão altos de comprometimento e motivação, que seus colegas têm pouca probabilidade de deixarem a equipe ou a organização e ainda oferecem níveis mais altos de comprometimento com os projetos.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma falta de capacidade de oferecer apoio pode ser vista em gestores indisponíveis ou grosseiros. Isso geralmente se reflete no clima da equipe. As partes afetadas podem reclamar por não se sentirem valorizadas por seu trabalho ou por não receberem as informações necessárias para fazer seu trabalho.

 

Depoimentos

“O workshop ressaltou como é importante oferecer suporte e fornecer feedback para construir confiança e avançar”

“Eu aprendi sobre a curiosidade genuína. Não preciso ter as respostas, apenas preciso me sentir confiante para fazer perguntas e dar respostas genuínas”

“Nós discutimos a importância da escuta ativa e por que o feedback dedicado e personalizado é tão valioso”