Voltar
Uma Meditação Filosófica

Uma Meditação Filosófica

Sócrates dizia que “a vida não examinada, não vale a pena ser vivida”. Com essa frase, ele nos convidava a tentar conhecer a nós mesmos. No entanto, sabemos que não é fácil transitar pelas nossas próprias mentes. Em geral, duas razões nos mantém distantes dos nossos reais pensamentos e emoções:

1. A vida é rápida demais. A todo instante e em qualquer lugar há há uma grande diversidade de estímulo. Essa dinâmica não nos dá tempo de identificar e interpretar de maneira adequada os sentimentos, as ideias e as experiências na velocidade que elas se apresentam.

2. Tendemos a ignorar de maneira imediata muitos dos nossos pensamentos e sentimentos. No nosso entender, alguns são muito angustiantes, enquanto outros nos parecem muito sexuais, tristes ou estranhos para serem confrontados.

Ao afastarmos os nossos pensamentos, somos automaticamente transportados a uma sensação de paz de curto prazo. Mas, no longo prazo, a questão persiste.

Nós descobrimos que uma das melhores formas de acessar os conteúdos escondidos na nossa mente é realizar uma série de exercícios de autoconhecimento, que é a base da inteligência emocional. Quando nos conhecemos melhor, temos mais capacidade para entender nossos próprios sentimentos e comportamento. Também nos tornamos mais aptos a reconhecer a forma como os outros nos veem. Isso nos permite lidar com situações difíceis, mudar nossos hábitos e evoluir.

Um dos caminhos para começar a entender o que está por trás dos nossos sentimentos e comportamentos é a meditação filosófica. Tente colocar em prática por meio de três passos simples:

Primeiro: separe 10 minutos do seu dia. Escolha um lugar tranquilo – idealmente perto de uma janela – e instale-se nele com um papel e uma caneta em mãos.

Segundo: Tente escrever respostas para as seguintes perguntas simples: “o que me chateia atualmente?”; “o que me deixa ansioso(a) atualmente?”; e “o que me deixa curioso(a) ou empolgado(a) atualmente?”

Terceiro: Talvez, as respostas não resolverão os seus problemas ou tornarão sua mente compreensível num piscar de olhos. Mas o simples ato de transformar os pensamentos em palavras pode reduzir a sua ansiedade e te dar uma clareza necessária sobre o que atualmente é mais importante para você.

No nosso calendário temos uma série de atividades para te ajudar a melhorar o seu relacionamento com você mesmo.

Faça o download aqui da nossa Meditação Filosófica completa.

Confira aqui todas as nossas aulas sobre Autoconhecimento.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Como Controlar Seu Crítico Interno

Não é algo que nos sentimos sempre capazes de discutir livremente, mas muitos de nós somos assombrados por uma voz interna crítica e profundamente negativa – e uma sensação de…

Saiba Mais